DSpace Repository

Tecnologias em educação: é possível superar a razão instrumental com relação a fins? [capítulo de livro]

Show simple item record

dc.contributor.author Conte, Elaine
dc.contributor.author Habowski, Adilson Cristiano
dc.date.accessioned 2022-05-03T16:37:00Z
dc.date.available 2022-05-03T16:37:00Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. Tecnologias em educação: é possível superar a razão instrumental com relação a fins?. In: HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. (org.). As Tecnologias na Educação: (re)pensando seus sentidos tecnopoiéticos. 1. ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2019. p. 19-43. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/tecnologias-educacao. Acesso em: 29 abr. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2783
dc.description.abstract O artigo discute acerca da reconstrução de sentidos das tecnologias normatizadoras na educação, na tentativa de pensá-las de forma crítica e questionadora da cultura digital sempre orientada para um determinado fim. Nesse sentido, se pergunta pelas alternativas contra hegemônicas para fomentar diálogos e questionar a razão monológica das tecnologias na educação, cuja operacionalidade ainda serve de entusiasmo para resolver os problemas educacionais. Ao reconhecer o potencial das tecnologias nas práticas educativas, geramos novas relações de resistência frente às injustiças sociais, desorientações, alienações e imprecisões do agir técnico. Concluímos que para ultrapassar a operacionalidade inscrita e projetada na educação é necessário expandir os horizontes reflexivos com o outro na vida em sociedade, buscando elucidar as contradições formativas dirigidas por normas do saber tecnológico, sensibilizando as estruturas antropológicas, motivacionais e cognitivas, como forma de reconstruir ações racionalmente. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Pimenta Cultural pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Tecnologias pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Instrumentalidade técnica pt_BR
dc.title Tecnologias em educação: é possível superar a razão instrumental com relação a fins? [capítulo de livro] pt_BR
dc.type Capítulo de livro pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account