Abstract:
O presente estudo trata de um tema comum às dinâmicas curriculares das escolas públicas que é o trabalho pedagógico com os
conteúdos de biologia celular. No entanto, há nesse debate uma
carência significativa de informações por parte dos próprios profissionais que trabalham nesse campo, em relação aos materiais
didáticos de apoio para atuar com estudantes que possuem deficiência visual. Essas lacunas somadas ao despreparo profissional
dificultam e perturbam as condições de possibilidade à aprendizagem dos estudantes que necessitam de instrumentos culturais
adaptados e tecnologia assistiva, elaborados por meio de materiais
concretos ou áudio, tátil e olfativo. Portanto, tem-se como objetivo
geral promover a inclusão dos educandos que possuem esse tipo
de deficiência, repensando a recepção e a concepção de materiais que facilitem o ensino de biologia. Apresenta-se o método tátil
que auxilia na visualização das estruturas celulares com materiais
tridimensionais e com o uso de legenda em braille para indicar os
nomes das estruturas celulares tridimensionais. Contudo, há nesse
estudo a tentativa de avaliação dessas experiências de ensino para
justificar o grau de evolução de aprendizagem que a produção
desse trabalho texturizado causa nos estudantes, juntamente com
os impactos à formação profissional.