dc.contributor.author |
Jung, Hildegard Susana |
|
dc.contributor.author |
Freitas, Carlos Alberto Souza de |
|
dc.contributor.author |
Durães, Maria de Fatima Brito |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-17T20:51:09Z |
|
dc.date.available |
2022-05-17T20:51:09Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.citation |
DURAES, M. F. B.; FREITAS, C. A. S.; JUNG, H. S. La función social de la enseñanza a la luz de los paradigmas de la educación. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE INVESTIGACIÓN SOBRE GOBERNANZA UNIVERSITARIA, 8., Bogotá, Colombia, 2020, Anais [...]. Bogotá, Colombia: Editora de la Universidad de Santo Tomás, v. 11. p. 1-11, 2020. Disponível em: https://repository.usta.edu.co/handle/11634/30652?show=full. Acesso em: 11 maio 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2875 |
|
dc.description.abstract |
A educação não é um corpo isolado e já não há espaço para uma instituição transmissora de conteúdo.
Torna-se necessário ressignificar-se, adentrar numa nova dimensão, voltada a atender demandas de maior
complexidade. Nesse contexto, o trabalho tem o objetivo de refletir acerca da função social do ensino, à
luz dos paradigmas da educação. É um estudo bibliográfico, de caráter qualitativo, a partir dos escritos de
Kuhn, (2006); Marques, (1992); Santos, (2010), além de outros autores. Os resultados apontam que é
premente que se faça uma revisão dos conceitos e dos valores que durante séculos estiveram a nortear o
ensino, dissociando-o da vida humana. O novo paradigma educacional deverá superar visões
fragmentadas, compartimentadas, tais como: corpo/mente; indivíduo/grupo; sujeito/objeto;
professor/aluno; normal/anormal. A educação precisa estar em movimento, acompanhando a caminhada
da sociedade, em um mundo cada vez mais complexo, competitivo e imprevisível. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Editora de la Universidad de Santo Tomás |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Paradigmas educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Perspectivas da governança universitária |
pt_BR |
dc.subject |
Educação para a contemporaneidade |
pt_BR |
dc.title |
La función social de la enseñanza a la luz de los paradigmas de la educación |
pt_BR |
dc.type |
Pesquisa apresentada em evento |
pt_BR |