DSpace Repository

La función social de la enseñanza a la luz de los paradigmas de la educación

Show simple item record

dc.contributor.author Jung, Hildegard Susana
dc.contributor.author Freitas, Carlos Alberto Souza de
dc.contributor.author Durães, Maria de Fatima Brito
dc.date.accessioned 2022-05-17T20:51:09Z
dc.date.available 2022-05-17T20:51:09Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation DURAES, M. F. B.; FREITAS, C. A. S.; JUNG, H. S. La función social de la enseñanza a la luz de los paradigmas de la educación. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE INVESTIGACIÓN SOBRE GOBERNANZA UNIVERSITARIA, 8., Bogotá, Colombia, 2020, Anais [...]. Bogotá, Colombia: Editora de la Universidad de Santo Tomás, v. 11. p. 1-11, 2020. Disponível em: https://repository.usta.edu.co/handle/11634/30652?show=full. Acesso em: 11 maio 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2875
dc.description.abstract A educação não é um corpo isolado e já não há espaço para uma instituição transmissora de conteúdo. Torna-se necessário ressignificar-se, adentrar numa nova dimensão, voltada a atender demandas de maior complexidade. Nesse contexto, o trabalho tem o objetivo de refletir acerca da função social do ensino, à luz dos paradigmas da educação. É um estudo bibliográfico, de caráter qualitativo, a partir dos escritos de Kuhn, (2006); Marques, (1992); Santos, (2010), além de outros autores. Os resultados apontam que é premente que se faça uma revisão dos conceitos e dos valores que durante séculos estiveram a nortear o ensino, dissociando-o da vida humana. O novo paradigma educacional deverá superar visões fragmentadas, compartimentadas, tais como: corpo/mente; indivíduo/grupo; sujeito/objeto; professor/aluno; normal/anormal. A educação precisa estar em movimento, acompanhando a caminhada da sociedade, em um mundo cada vez mais complexo, competitivo e imprevisível. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Editora de la Universidad de Santo Tomás pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Paradigmas educacionais pt_BR
dc.subject Perspectivas da governança universitária pt_BR
dc.subject Educação para a contemporaneidade pt_BR
dc.title La función social de la enseñanza a la luz de los paradigmas de la educación pt_BR
dc.type Pesquisa apresentada em evento pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account