Abstract:
O objetivo da pesquisa visa apresentar uma revisão de estudos científicos acerca do descritor Educação 3.0 no período 2018 a 2020 conduzido em três bases científicas: Capes teses e dissertações, Google Acadêmico e Scielo. Encontramos 220 produções na Capes, 214 no Google Acadêmico, e 124 na Scielo. Após a aplicação dos filtros de período, idioma e país, chegamos em 18 artigos para análise. A metodologia, de abordagem qualitativa, consistiu em um estudo bibliográfico (GIL, 2008). Percebemos que, apesar de alguns intelectuais apoiarem a ideia de que a educação 3.0 seja algo ultrapassada pela educação 4.0 e até pela educação 5.0, entendemos que ainda temos um longo caminho para percorrer no que tange à Educação Básica brasileira, uma vez que vivemos num modelo de ensino de muitos paradoxos, que perpassa desde a qualidade do processo de avaliação da aprendizagem até os recursos físicos, tecnológicos e até mesmo humanos de algumas redes escolares.