Abstract:
O presente estudo consiste em uma revisão de literatura sobre a comunicação na
constituição do clima organizacional em âmbito do Ensino Superior. Diante disso, a linha
temática abordada será governo e gestão universitária. O objetivo do estudo trata de refletir
sobre a gestão da comunicação assertiva no clima organizacional em instituições de Ensino
Superior. Para isso, realizamos uma revisão de literatura a partir de artigos e livros,
preferencialmente, publicados nos últimos cinco anos. A pesquisa utiliza a abordagem de
caráter qualitativo devido ao seu foco na compreensão com maior profundidade do assunto
em tela. Para a interpretação dos achados, nos baseamos em Bardin (2011) ao realizar a
análise dos dados em três etapas: pré-análise, exploração do material, tratamento dos
resultados e sua interpretação. Entre os principais resultados do estudo destacamos que a
comunicação implica no clima organizacional de instituições de ensino. Dessa forma, nas
instituições de Ensino Superior, se faz necessário que os profissionais estejam motivados e
satisfeitos com o ambiente de trabalho, especialmente os docentes, por estarem em contato
com os educandos. Colaboradores satisfeitos e motivados, normalmente se envolvem e se
comprometem mais com a organização. Assim, a comunicação assertiva trata-se de uma
ferramenta estratégica para a consolidação de um clima organizacional satisfatório, pois
estimula a motivação dos seus colaboradores, relacionamento interpessoal, propicia um
ambiente seguro e saudável, fazendo com que se sintam valorizados e pertencentes àquela
instituição. Compreendemos que as premissas institucionais tendem a ser atingidas quando
a gestão investe em competências como a comunicação assertiva, cujas características
principais são a clareza, o dinamismo e o respeito, obtendo o retorno que se espera.
Quando há essa comunicação, há redução de equívocos de processo, menor índice de
conflitos interpessoais, aumento da motivação e engajamento dos colaboradores, devido ao
sentido de pertencimento.