Abstract:
O mundo contemporâneo impõe outro ritmo de vida à sociedade e, consequentemente, a educação também necessita modificar-se. Em Brasil, a nova Base Nacional
Comum Curricular (BNCC) demanda que a aprendizagem
se deve orientar por competências, de forma colaborativa
com as distintas áreas do conhecimento, com o envolvimento da tecnologia e em espaços de experimentação e
de descubrimento, como o laboratório de aprendizagem.
Nesse contexto, o presente artigo tem como objectivo relatar a experiência do desenvolvimento de uma aplicação,
denominada Repositório Criativo, com vista a potencializar o espaço do laboratório de aprendizagem com o uso da
tecnologia para auxiliar aos futuros professores na compreensão do conceito de competência. Por meio da aplicação, se vê facilitada a relação entre as competências, os
recursos, os objectos do conhecimento e as actividades
que serão desenvolvidas. As reflexões têm tido como âncora às ideias de autores como Grandini e Grandini, (2007);
Kishimoto, (2010); Masetto, (2012); Moran, (2007) e outros.
Como resultados parciais, se pode confirmar que os docentes e estudantes de licenciatura vêm facilitado o seu
trabalho de planificação com o uso do Repositório Criativo,
visto que possibilita uma melhor compreensão da mobilização do saber (conhecimentos), do fazer (habilidades) e do
ser (actitudes).