DSpace Repository

“A gente quer inteiro e não pela metade”: Paradigmas estéticos para a educação pública brasileira.

Show simple item record

dc.contributor.author Trezzi, Clóvis
dc.contributor.author Pauly, Evaldo Luis
dc.contributor.author Tagliavini, João Virgílio
dc.date.accessioned 2022-09-12T18:58:02Z
dc.date.available 2022-09-12T18:58:02Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation TREZZI, C.; PAULY, E. L.; TAGLIAVINI, J. V. “A gente quer inteiro e não pela metade”: Paradigmas estéticos para a educação pública brasileira. Educação, v. 45, n. 1, p. e34535, 2022. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/34535. Acesso em: 12 set. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3270
dc.description.abstract Este estudo, de caráter bibliográfico e documental, tem por objetivo fazer uma relação entre a pedagogia de João Batista La Salle (1651-1719), desenvolvida entre os séculos XVII e XVIII, e a educação brasileira do século XXI na perspectiva da ética de inclusão. Discute-se a contribuição do modelo pedagógico da Escola Cristã, nome dado por La Salle às suas escolas, para a educação brasileira contemporânea. O principal texto de referência para esta pesquisa é o Guia das Escolas Cristãs, obra pedagógica de La Salle. A partir dele, são analisados relatórios que mostram a realidade educacional do Brasil na última década. Realizando uma crítica às políticas educacionais brasileiras, busca-se uma saída para garantir o real e integral direito à educação de qualidade, preconizado pela legislação brasileira. Conclui-se que esta saída passa pela compreensão, já existente de maneira intuitiva na pedagogia de La Salle, de que universalizar o acesso à educação é mais do que apenas oferecer vagas para todos nas escolas, mas garantir uma escola na qual todos os elementos que a compõem estejam em íntima relação com o ser humano que nela está. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Escola de Humanidades da PUCRS pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Experiência estética pt_BR
dc.subject La Salle pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Exclusão pt_BR
dc.subject Universalização da educação pt_BR
dc.title “A gente quer inteiro e não pela metade”: Paradigmas estéticos para a educação pública brasileira. pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account