dc.contributor.author |
Trezzi, Clóvis |
|
dc.contributor.author |
Pauly, Evaldo Luis |
|
dc.contributor.author |
Tagliavini, João Virgílio |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-12T18:58:02Z |
|
dc.date.available |
2022-09-12T18:58:02Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.citation |
TREZZI, C.; PAULY, E. L.; TAGLIAVINI, J. V. “A gente quer inteiro e não pela metade”: Paradigmas estéticos para a educação pública brasileira. Educação, v. 45, n. 1, p. e34535, 2022. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/34535. Acesso em: 12 set. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3270 |
|
dc.description.abstract |
Este estudo, de caráter bibliográfico e documental, tem por objetivo fazer uma relação entre a pedagogia de João Batista La Salle (1651-1719),
desenvolvida entre os séculos XVII e XVIII, e a educação brasileira do século
XXI na perspectiva da ética de inclusão. Discute-se a contribuição do modelo
pedagógico da Escola Cristã, nome dado por La Salle às suas escolas, para a
educação brasileira contemporânea. O principal texto de referência para esta
pesquisa é o Guia das Escolas Cristãs, obra pedagógica de La Salle. A partir
dele, são analisados relatórios que mostram a realidade educacional do Brasil
na última década. Realizando uma crítica às políticas educacionais brasileiras,
busca-se uma saída para garantir o real e integral direito à educação de qualidade, preconizado pela legislação brasileira. Conclui-se que esta saída passa
pela compreensão, já existente de maneira intuitiva na pedagogia de La Salle,
de que universalizar o acesso à educação é mais do que apenas oferecer vagas
para todos nas escolas, mas garantir uma escola na qual todos os elementos
que a compõem estejam em íntima relação com o ser humano que nela está. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Escola de Humanidades da PUCRS |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Experiência estética |
pt_BR |
dc.subject |
La Salle |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Exclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Universalização da educação |
pt_BR |
dc.title |
“A gente quer inteiro e não pela metade”: Paradigmas estéticos para a educação pública brasileira. |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |