dc.contributor.author |
Conte, Elaine |
|
dc.contributor.author |
Kobolt, Maria Edilene de Paula |
|
dc.contributor.author |
Habowski, Adilson Cristiano |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-12T19:20:16Z |
|
dc.date.available |
2022-09-12T19:20:16Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.citation |
CONTE, E.; KOBOLT, M. E. de P.; HABOWSKI, A. C. Leitura e escrita na cultura digital. Educação, [S. l.], v. 47, n. 1, p. 1-30, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/43953. Acesso em: 12 set. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3273 |
|
dc.description.abstract |
O ensaio visa repensar o impacto que a cultura digital causa nos processos de leitura
e escrita na educação, à luz dos novos dispositivos tecnológicos que são estratégicos
à reprodução dos sistemas simbólicos. O debate imerso na teoria crítica da sociedade
se soma ao itinerário hermenêutico para esboçar os sentidos desses mecanismos
digitais no diálogo com a cultura contemporânea. Na cultura digital lidamos com bens
não escassos que vão do lápis à tecla e do impresso à tela. O problema encontrado
aqui gira em torno da intensa estimulação das tecnologias digitais, vistas como uma
obrigação ou necessidade do uso das telas de computador ou celular para estudar,
ler, escrever e atuar na vida cotidiana. Enfrentamos uma espécie de disputa de
atenção entre o impresso e o digital. Entretanto, o que nos inquieta não é o uso dos
instrumentos culturais em si, mas o processo de recepção do texto digital e impresso
pelos sujeitos. Concluímos que a inclusão digital abre horizontes compreensivos do
texto, com o ressurgimento de mundos ampliados pela abertura intersubjetiva,
possibilitando à educação reconstruir o elo vital com as tradições culturais para
recontextualizar as práticas educativas. Os textos digitais ou impressos só recebem
significados na inter-relação crítica com as diferentes linguagens em metamorfose, na
tensão linguístico-expressiva e social da escrita que só se realiza no projetar-se do
encontro pedagógico com o outro. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Santa Maria |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Cultura Digital |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Instrumentos Culturais |
pt_BR |
dc.subject |
Compreensão |
pt_BR |
dc.title |
Leitura e escrita na cultura digital |
pt_BR |
dc.type |
Artigo em periódico |
pt_BR |