DSpace Repository

Leitura e escrita na cultura digital

Show simple item record

dc.contributor.author Conte, Elaine
dc.contributor.author Kobolt, Maria Edilene de Paula
dc.contributor.author Habowski, Adilson Cristiano
dc.date.accessioned 2022-09-12T19:20:16Z
dc.date.available 2022-09-12T19:20:16Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation CONTE, E.; KOBOLT, M. E. de P.; HABOWSKI, A. C. Leitura e escrita na cultura digital. Educação, [S. l.], v. 47, n. 1, p. 1-30, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/43953. Acesso em: 12 set. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3273
dc.description.abstract O ensaio visa repensar o impacto que a cultura digital causa nos processos de leitura e escrita na educação, à luz dos novos dispositivos tecnológicos que são estratégicos à reprodução dos sistemas simbólicos. O debate imerso na teoria crítica da sociedade se soma ao itinerário hermenêutico para esboçar os sentidos desses mecanismos digitais no diálogo com a cultura contemporânea. Na cultura digital lidamos com bens não escassos que vão do lápis à tecla e do impresso à tela. O problema encontrado aqui gira em torno da intensa estimulação das tecnologias digitais, vistas como uma obrigação ou necessidade do uso das telas de computador ou celular para estudar, ler, escrever e atuar na vida cotidiana. Enfrentamos uma espécie de disputa de atenção entre o impresso e o digital. Entretanto, o que nos inquieta não é o uso dos instrumentos culturais em si, mas o processo de recepção do texto digital e impresso pelos sujeitos. Concluímos que a inclusão digital abre horizontes compreensivos do texto, com o ressurgimento de mundos ampliados pela abertura intersubjetiva, possibilitando à educação reconstruir o elo vital com as tradições culturais para recontextualizar as práticas educativas. Os textos digitais ou impressos só recebem significados na inter-relação crítica com as diferentes linguagens em metamorfose, na tensão linguístico-expressiva e social da escrita que só se realiza no projetar-se do encontro pedagógico com o outro. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Santa Maria pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Cultura Digital pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Instrumentos Culturais pt_BR
dc.subject Compreensão pt_BR
dc.title Leitura e escrita na cultura digital pt_BR
dc.type Artigo em periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account