DSpace Repository

Educação de jovens e adultos: interlocuções entre Paulo Freire e Lev Vygotsky

Show simple item record

dc.contributor.author Conte, Elaine
dc.contributor.author Reinhardt, Tassia Roberta da Rosa Reinhardt
dc.contributor.author Habowski, Adilson Cristiano
dc.date.accessioned 2022-09-12T21:44:48Z
dc.date.available 2022-09-12T21:44:48Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation HABOWSKI, A. C.; REINHARDT, T. R. R. R.; CONTE , E. Educação de jovens e adultos: interlocuções entre Paulo Freire e Lev Vygotsky. Horizontes, [S. l.], v. 40, n. 1, p. e022011-19, 2022. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1112. Acesso em: 12 set. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3274
dc.description.abstract O estudo discute questões sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a fim de reconhecer o ato ético, estético e político de educar, rompendo as barreiras formais de idade e superando as desigualdades e as desvantagens de classe. Na discussão de bases hermenêuticas, analisamos os pressupostos de Paulo Freire e a concepção sociointeracionista de Lev Vygotsky, sob a justificativa de que o ato de educar ocorre através de trocas aprendentes estabelecidas na inter-relação dos sujeitos com o contexto histórico, social e cultural em que estão inseridos. A dialogicidade é o caminho de humanização, de combate às relações autoritárias, de libertação das estruturas que o aprisionam e o alienam do mundo. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade São Francisco pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject EJA pt_BR
dc.subject Sociointeracionismo pt_BR
dc.subject Reflexões Freireanas pt_BR
dc.subject Interlocuções. pt_BR
dc.title Educação de jovens e adultos: interlocuções entre Paulo Freire e Lev Vygotsky pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account