dc.contributor.author |
Conte, Elaine |
|
dc.contributor.author |
Reinhardt, Tassia Roberta da Rosa Reinhardt |
|
dc.contributor.author |
Habowski, Adilson Cristiano |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-12T21:44:48Z |
|
dc.date.available |
2022-09-12T21:44:48Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.citation |
HABOWSKI, A. C.; REINHARDT, T. R. R. R.; CONTE , E. Educação de jovens e adultos: interlocuções entre Paulo Freire e Lev Vygotsky. Horizontes, [S. l.], v. 40, n. 1, p. e022011-19, 2022. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1112. Acesso em: 12 set. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3274 |
|
dc.description.abstract |
O estudo discute questões sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a fim de reconhecer o ato ético, estético e
político de educar, rompendo as barreiras formais de idade e superando as desigualdades e as desvantagens de
classe. Na discussão de bases hermenêuticas, analisamos os pressupostos de Paulo Freire e a concepção
sociointeracionista de Lev Vygotsky, sob a justificativa de que o ato de educar ocorre através de trocas aprendentes
estabelecidas na inter-relação dos sujeitos com o contexto histórico, social e cultural em que estão inseridos. A
dialogicidade é o caminho de humanização, de combate às relações autoritárias, de libertação das estruturas que o
aprisionam e o alienam do mundo. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade São Francisco |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Sociointeracionismo |
pt_BR |
dc.subject |
Reflexões Freireanas |
pt_BR |
dc.subject |
Interlocuções. |
pt_BR |
dc.title |
Educação de jovens e adultos: interlocuções entre Paulo Freire e Lev Vygotsky |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |