Abstract:
Este artigo apresenta como tema a construção do conhecimento pedagógico de
professores em formação inicial. A pesquisa, desenvolvida por meio do procedimento de pesquisaação, teve como objetivo compreender o processo de construção do conhecimento pedagógico na
formação inicial de professores a partir de práticas pedagógicas com robótica educativa,
contextualizadas por histórias infantis. Os dados produzidos foram analisados pela técnica de
análise de conteúdo de Bardin (2010). O referencial teórico, baseado na epistemologia genética,
fundamenta-se em Piaget (1977), Becker (2012), Pimenta (2012) e Tardif (2014) para a
compreensão sobre o conhecimento pedagógico. Os achados da pesquisa indicam que o
conhecimento pedagógico é construído nas experiências ao longo da formação do estudante e
docente, nas relações entre o conhecimento do senso comum e o conhecimento científico, nas
articulações dos conhecimentos com o cotidiano, nas tessituras entre as diferentes áreas do
conhecimento e na fundamentação da prática pedagógica a partir do conhecimento sobre ensino e
aprendizagem. Assim, entende-se que o processo de formação docente consiste em provocar a
construção do conhecimento pedagógico, e que, as práticas pedagógicas desenvolvidas em um
ambiente de aprendizagem com robótica educativa, contextualizadas por histórias infantis, são
propícias para essa construção, pois constituem-se como um processo plural, que envolve
compartilhamento entre todos os constituintes do ambiente de aprendizagem.