dc.contributor.author |
Casagrande, Cledes Antônio |
|
dc.contributor.author |
Backes, Luciana |
|
dc.contributor.author |
Chitolina, Renati Fronza |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-13T00:21:38Z |
|
dc.date.available |
2022-09-13T00:21:38Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.citation |
CHITOLINA, R. F.; BACKES, L.; CASAGRANDE, C. A. A construção do conhecimento pedagógico na formação inicial de professores. Cadernos Cajuína, [S.l.] v. 6, p. 50-51, 2021. Disponível em: https://cadernoscajuina.pro.br/revistas/index.php/cadcajuina/article/view/475. Acesso em: 02 jun. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3280 |
|
dc.description.abstract |
Este artigo apresenta como tema a construção do conhecimento pedagógico de
professores em formação inicial. A pesquisa, desenvolvida por meio do procedimento de pesquisaação, teve como objetivo compreender o processo de construção do conhecimento pedagógico na
formação inicial de professores a partir de práticas pedagógicas com robótica educativa,
contextualizadas por histórias infantis. Os dados produzidos foram analisados pela técnica de
análise de conteúdo de Bardin (2010). O referencial teórico, baseado na epistemologia genética,
fundamenta-se em Piaget (1977), Becker (2012), Pimenta (2012) e Tardif (2014) para a
compreensão sobre o conhecimento pedagógico. Os achados da pesquisa indicam que o
conhecimento pedagógico é construído nas experiências ao longo da formação do estudante e
docente, nas relações entre o conhecimento do senso comum e o conhecimento científico, nas
articulações dos conhecimentos com o cotidiano, nas tessituras entre as diferentes áreas do
conhecimento e na fundamentação da prática pedagógica a partir do conhecimento sobre ensino e
aprendizagem. Assim, entende-se que o processo de formação docente consiste em provocar a
construção do conhecimento pedagógico, e que, as práticas pedagógicas desenvolvidas em um
ambiente de aprendizagem com robótica educativa, contextualizadas por histórias infantis, são
propícias para essa construção, pois constituem-se como um processo plural, que envolve
compartilhamento entre todos os constituintes do ambiente de aprendizagem. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Conhecimento Pedagógico |
pt_BR |
dc.subject |
Prática Pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Histórias Infantis |
pt_BR |
dc.subject |
Robótica Educativa |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiente de Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
A construção do conhecimento pedagógico na formação inicial de professores |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |