DSpace Repository

A construção do conhecimento pedagógico na formação inicial de professores

Show simple item record

dc.contributor.author Casagrande, Cledes Antônio
dc.contributor.author Backes, Luciana
dc.contributor.author Chitolina, Renati Fronza
dc.date.accessioned 2022-09-13T00:21:38Z
dc.date.available 2022-09-13T00:21:38Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation CHITOLINA, R. F.; BACKES, L.; CASAGRANDE, C. A. A construção do conhecimento pedagógico na formação inicial de professores. Cadernos Cajuína, [S.l.] v. 6, p. 50-51, 2021. Disponível em: https://cadernoscajuina.pro.br/revistas/index.php/cadcajuina/article/view/475. Acesso em: 02 jun. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3280
dc.description.abstract Este artigo apresenta como tema a construção do conhecimento pedagógico de professores em formação inicial. A pesquisa, desenvolvida por meio do procedimento de pesquisaação, teve como objetivo compreender o processo de construção do conhecimento pedagógico na formação inicial de professores a partir de práticas pedagógicas com robótica educativa, contextualizadas por histórias infantis. Os dados produzidos foram analisados pela técnica de análise de conteúdo de Bardin (2010). O referencial teórico, baseado na epistemologia genética, fundamenta-se em Piaget (1977), Becker (2012), Pimenta (2012) e Tardif (2014) para a compreensão sobre o conhecimento pedagógico. Os achados da pesquisa indicam que o conhecimento pedagógico é construído nas experiências ao longo da formação do estudante e docente, nas relações entre o conhecimento do senso comum e o conhecimento científico, nas articulações dos conhecimentos com o cotidiano, nas tessituras entre as diferentes áreas do conhecimento e na fundamentação da prática pedagógica a partir do conhecimento sobre ensino e aprendizagem. Assim, entende-se que o processo de formação docente consiste em provocar a construção do conhecimento pedagógico, e que, as práticas pedagógicas desenvolvidas em um ambiente de aprendizagem com robótica educativa, contextualizadas por histórias infantis, são propícias para essa construção, pois constituem-se como um processo plural, que envolve compartilhamento entre todos os constituintes do ambiente de aprendizagem. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Conhecimento Pedagógico pt_BR
dc.subject Prática Pedagógica pt_BR
dc.subject Histórias Infantis pt_BR
dc.subject Robótica Educativa pt_BR
dc.subject Ambiente de Aprendizagem pt_BR
dc.title A construção do conhecimento pedagógico na formação inicial de professores pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account