Abstract:
O artigo sintetiza a tese de doutoramento que teve como objeto de estudo a
interdisciplinaridade no ensino de graduação. A investigação se desenvolveu em uma
universidade brasileira, contemplando a construção de uma nova unidade acadêmica,
denominada Escola e dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação a ela vinculados.
Participaram do estudo quatro diretores de instituto, oito coordenadores dos cursos, a
coordenadora pedagógica e um grupo de professores selecionados pelos coordenadores.
Tratou-se de uma pesquisa – ação qualitativa, que teve como objetivo geral: Avaliar em
que medida o processo de construção coletiva do Projeto Político Pedagógico da Escola de
Educação e Humanidades conseguiu romper com a lógica disciplinar, assumindo a
interdisciplinaridade como um princípio do Projeto Pedagógico dos cursos de graduação.
Dentre os achados do estudo, destaca-se a adequação do método de pesquisa-ação que
oportunizou o exercício da interdisciplinaridade pelos participantes, a combinação de três elementos na organização curricular dos cursos, que contribuíram para romper com a
lógica disciplinar: temas, competências e projetos e o papel fundamental da construção
coletiva do projeto pedagógico da Escola e dos cursos de graduação, para que os
professores pudessem construir sua identidade em torno do projeto formativo, do qual se
tornaram pertencentes e corresponsáveis.