dc.contributor.author |
Meinhardt, Moana |
|
dc.contributor.author |
Silva, Gilberto Ferreira da |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-19T16:59:14Z |
|
dc.date.available |
2022-09-19T16:59:14Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.citation |
MEINHARDT, M.; SILVA, G. F. Na contramão da lógica disciplinar: revisitando o ensino de graduação desde a vivência da pesquisa-ação sob a perspectiva da interdisciplinaridade. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, [S.l.], v. 30, n. 131, p. 1-16, 2022. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/7176. Acesso em: 19 set. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3322 |
|
dc.description.abstract |
O artigo sintetiza a tese de doutoramento que teve como objeto de estudo a
interdisciplinaridade no ensino de graduação. A investigação se desenvolveu em uma
universidade brasileira, contemplando a construção de uma nova unidade acadêmica,
denominada Escola e dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação a ela vinculados.
Participaram do estudo quatro diretores de instituto, oito coordenadores dos cursos, a
coordenadora pedagógica e um grupo de professores selecionados pelos coordenadores.
Tratou-se de uma pesquisa – ação qualitativa, que teve como objetivo geral: Avaliar em
que medida o processo de construção coletiva do Projeto Político Pedagógico da Escola de
Educação e Humanidades conseguiu romper com a lógica disciplinar, assumindo a
interdisciplinaridade como um princípio do Projeto Pedagógico dos cursos de graduação.
Dentre os achados do estudo, destaca-se a adequação do método de pesquisa-ação que
oportunizou o exercício da interdisciplinaridade pelos participantes, a combinação de três elementos na organização curricular dos cursos, que contribuíram para romper com a
lógica disciplinar: temas, competências e projetos e o papel fundamental da construção
coletiva do projeto pedagógico da Escola e dos cursos de graduação, para que os
professores pudessem construir sua identidade em torno do projeto formativo, do qual se
tornaram pertencentes e corresponsáveis. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Arizona State University |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Educação superior |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinaridade |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto pedagógico |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa-ação |
pt_BR |
dc.title |
Na contramão da lógica disciplinar: revisitando o ensino de graduação desde a vivência da pesquisa-ação sob a perspectiva da interdisciplinaridade. |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |