Abstract:
A Síndrome de Down é uma alteração cromossômica causada pela existência de um cromossomo
extra nas células do indivíduo (GONZÁLEZ, 2007). Indivíduos com Síndrome de Down apresentam
atrasos intelectuais, diĕ culdades auditivas, problemas referentes à linguagem e à aprendizagem.
O seu processo de desenvolvimento da linguagem é particularmente problemático devido a problemas
referentes à memória de curto prazo e ao processamento auditivo. No entanto, apesar de tais diĕ culdades,
a criança com Down tem direito a aprender línguas estrangeiras (LE) e capacidade para isso, embora seja
necessário planejamento de atividades e atendimento diferenciados em sala de aula em comparação com
aqueles utilizados com crianças sem Down. O principal objetivo deste artigo é analisar os benefícios e
desaĕ os do método audiolingual para o ensino de LE a aprendizes com Down. Para tanto, é feito um
estudo exploratório sobre o conceito e as características da síndrome de Down, a aquisição de L2 na
educação especial através da abordagem audiolingual (BUCKLEY, 2002; GOMES, 2012; GONZÁLEZ,
2007; PUESCHEL, 1993; BROWN, 2007; LARSEN-FREEMAN, 2001; RICHARDS e RODGERS, 1986).