dc.contributor.author |
Correia, Kemelli Grazieli Soares |
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dc.date.accessioned |
2023-03-16T18:20:23Z |
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dc.date.available |
2023-03-16T18:20:23Z |
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dc.date.issued |
2022 |
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dc.identifier.citation |
CORREIA, K. G. S. Percepções de mulheres mães no pós-parto acerca de sua imagem corporal: um olhar da psicologia sobre a influência das redes sociais. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão (Graduação em Psicologia) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3394. Acesso em: 16 mar. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3394 |
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dc.description.abstract |
A gravidez é um momento único na vida de uma mulher. As mudanças físicas e psicológicas
decorrentes desse processo podem refletir na imagem corporal das mulheres mães,
principalmente, devido ao papel que o corpo ocupa na atualidade. Diante dessa perspectiva,
através das digitais influencers, fomentam-se padrões de beleza que fogem da realidade da
mulher mãe no período do pós-parto. Assim, este estudo teve como objetivo analisar de que
modo as redes sociais influenciam nas percepções de mulheres mães no pós-parto, na faixa
etária de 18 a 35 anos acerca da sua imagem corporal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa
descritiva, com a coleta de dados por meio de um questionário sociodemográfico e uma
entrevista aberta que foram analisados e discutidos pela análise de conteúdo e categorização de
Bardin. Foram entrevistadas 15 mulheres mães da região metropolitana de Porto Alegre. A
partir deste estudo, identificou-se que as redes sociais influenciam negativamente nas
percepções de mulheres mães no pós-parto acerca de sua imagem corporal. Isso se refletiu em
uma baixa autoestima e altos níveis de comparação social. Percebeu-se que os conteúdos
disponibilizados nesses espaços podem influenciar no uso de cosméticos, medicamentos,
acessórios e na realização de procedimentos estéticos e cirúrgicos a fim reduzir e/ou moldar
partes do corpo indesejáveis no período do pós-parto. E, parece que o tempo de uso, das redes
sociais, acima de 2 horas (por dia) pode estar relacionado a comprometimentos na imagem
corporal e na autoestima. |
pt_BR |
dc.language.iso |
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dc.publisher |
Universidade La Salle |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres mães |
pt_BR |
dc.subject |
Pós-parto |
pt_BR |
dc.subject |
Redes sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Imagem corporal |
pt_BR |
dc.title |
Percepções de mulheres mães no pós-parto acerca de sua imagem corporal: um olhar da psicologia sobre a influência das redes sociais |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de Conclusão |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Silva, Denise Regina Quaresma da |
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