DSpace Repository

Percepções de mulheres mães no pós-parto acerca de sua imagem corporal: um olhar da psicologia sobre a influência das redes sociais

Show simple item record

dc.contributor.author Correia, Kemelli Grazieli Soares
dc.date.accessioned 2023-03-16T18:20:23Z
dc.date.available 2023-03-16T18:20:23Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation CORREIA, K. G. S. Percepções de mulheres mães no pós-parto acerca de sua imagem corporal: um olhar da psicologia sobre a influência das redes sociais. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão (Graduação em Psicologia) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3394. Acesso em: 16 mar. 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3394
dc.description.abstract A gravidez é um momento único na vida de uma mulher. As mudanças físicas e psicológicas decorrentes desse processo podem refletir na imagem corporal das mulheres mães, principalmente, devido ao papel que o corpo ocupa na atualidade. Diante dessa perspectiva, através das digitais influencers, fomentam-se padrões de beleza que fogem da realidade da mulher mãe no período do pós-parto. Assim, este estudo teve como objetivo analisar de que modo as redes sociais influenciam nas percepções de mulheres mães no pós-parto, na faixa etária de 18 a 35 anos acerca da sua imagem corporal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, com a coleta de dados por meio de um questionário sociodemográfico e uma entrevista aberta que foram analisados e discutidos pela análise de conteúdo e categorização de Bardin. Foram entrevistadas 15 mulheres mães da região metropolitana de Porto Alegre. A partir deste estudo, identificou-se que as redes sociais influenciam negativamente nas percepções de mulheres mães no pós-parto acerca de sua imagem corporal. Isso se refletiu em uma baixa autoestima e altos níveis de comparação social. Percebeu-se que os conteúdos disponibilizados nesses espaços podem influenciar no uso de cosméticos, medicamentos, acessórios e na realização de procedimentos estéticos e cirúrgicos a fim reduzir e/ou moldar partes do corpo indesejáveis no período do pós-parto. E, parece que o tempo de uso, das redes sociais, acima de 2 horas (por dia) pode estar relacionado a comprometimentos na imagem corporal e na autoestima. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.subject Mulheres mães pt_BR
dc.subject Pós-parto pt_BR
dc.subject Redes sociais pt_BR
dc.subject Imagem corporal pt_BR
dc.title Percepções de mulheres mães no pós-parto acerca de sua imagem corporal: um olhar da psicologia sobre a influência das redes sociais pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Denise Regina Quaresma da


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account