Abstract:
Metodologias ativas, como o Ensino Híbrido e Sala de Aula Invertida podem auxiliar
no ensino e aprendizagem dos estudantes, pois são alternativas que podem ser
utilizadas para atrair o interesse dos alunos ao estudo dos conteúdos matemáticos,
por contemplarem interações tecnológicas e sociais. Neste contexto, este estudo
apresenta um plano de aula utilizando o modelo de Sala de Aula Invertida no Ensino
Médio. O objetivo desse estudo é apresentar uma atividade didática envolvendo o
conteúdo de funções, tendo como base uma aplicação da Sala de Aula Invertida, no
Ensino Médio. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, na qual buscou-se
realizar um planejamento didático utilizando como metodologia de ensino a Sala de
Aula Invertida. Trabalhos com esse escopo visam apresentar, aos alunos,
instrumentos que possam esclarecer as funções trabalhadas em aulas, e que venham
a servir de base para a construção de gráficos de uma função do 1º e 2º graus, usando
metodologias ativas, mais especificamente a Sala de Aula Invertida, apoiados nas
ferramentas tecnológicas como o software GeoGebra.