DSpace Repository

Cultura Digital e a Ressignificação do Ensinar e do Aprender no Ensino Médio

Show simple item record

dc.contributor.author Gut, Marlete Teresinha
dc.contributor.author Belusso, Simone Maria Rossetto
dc.contributor.author Casagrande, Cledes Antonio
dc.date.accessioned 2023-11-10T11:54:01Z
dc.date.available 2023-11-10T11:54:01Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation GUT, M. T. ; BELUSSO, S. M. R. ; CASAGRANDE, C. A. Cultura Digital e a Ressignificação do Ensinar e do Aprender no Ensino Médio. Interaccoes, v. 19, p. 1-1, 2023. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/30753. Acesso em: 09 nov. 2023. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3631
dc.description.abstract O presente artigo apresenta uma sequência didática focada no desenvolvimento da Cultura Digital, realizada na 1ª série do Ensino Médio de uma escola no interior do Rio Grande do Sul. Objetiva refletir sobre a prática desenvolvida e sinalizar estratégias que possam contribuir para a ressignificação das práticas pedagógicas visando efetivar o que orienta a Base Nacional Comum Curricular (2018). É uma investigação de natureza qualitativa, de cunho descritivo, caracterizada como relato de experiência. A partir da análise e da interpretação dos dados, ancorada na perspectiva hermenêutica, foi possível compreender a importância de: (a) construir processos de ensino e aprendizagem com foco no desenvolvimento de competências e habilidades inerentes à Cultura Digital; (b) entrelaçar as práticas escolares com as vivências sociais do estudante; (c) oportunizar experiências significativas de aprendizagens para impulsionar o protagonismo estudantil. Com isso, a experiência relatada permite compreender que práticas pedagógicas contextualizadas e metodologias ativas contribuem para o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo dos estudantes. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Práticas Pedagógicas pt_BR
dc.subject Tecnologias Digitais pt_BR
dc.subject BNCC pt_BR
dc.subject Protagonismo Estudantil pt_BR
dc.title Cultura Digital e a Ressignificação do Ensinar e do Aprender no Ensino Médio pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account