dc.contributor.author |
Pereira, Betina Kappel |
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dc.contributor.author |
Camilo, Alessandra da Rosa Trindade |
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dc.contributor.author |
Scheid, Neusa Maria John |
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dc.contributor.author |
Casagrande, Cledes Antonio |
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dc.date.accessioned |
2023-11-10T14:22:32Z |
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dc.date.available |
2023-11-10T14:22:32Z |
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dc.date.issued |
2021 |
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dc.identifier.citation |
PEREIRA, B. K. ; CAMILO, A. R. T. ; SCHEID, N. J. ; CASAGRANDE, C. A. A avaliação de competências em ciências da natureza desenvolvidas através de projetos no ensino médio: contribuições das rubricas do currículo ib/myp de escolas internacionais. Revista Interacções, [S. l.], v. 17, p. 293-308, 2021. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/25019. Acesso em: 09 nov. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3640 |
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dc.description.abstract |
Este estudo visa correlacionar o currículo brasileiro e o currículo IB/MYP,
buscando as possibilidades de utilização de rubricas como recursos para a avaliação
de competências em Ciências da Natureza no Ensino Médio. Decorrente de uma
pesquisa de doutorado em Educação, em andamento, o presente artigo se propõe a
verificar as possibilidades de aproximação entre as competências na área das
Ciências da Natureza previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os
conceitos-chave do currículo internacional para as ciências da natureza. Este estudo é
de natureza qualitativa, do tipo análise documental. O corpus de análise é composto
por duas rubricas utilizadas como ferramenta avaliativa no High School do MYP e pelo
projeto “Energia nossa de cada dia”, desenvolvido em uma escola brasileira. Os
resultados do presente artigo demonstram que a utilização dos modelos de rubricas do
currículo MYP pode potencializar e aprimorar as avaliações do currículo brasileiro,
oportunizando testagens direcionadas das competências e estreitando a colaboração professor-aluno na aprendizagem conceitual, procedimental e atitudinal, o que denota
que há possibilidade de aproximação entre os currículos mencionados. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
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dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Educação |
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dc.subject |
Ciência da natureza |
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dc.subject |
BNCC |
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dc.subject |
IB/MYP |
pt_BR |
dc.subject |
Rubricas |
pt_BR |
dc.title |
A avaliação de competências em ciências da natureza desenvolvidas através de projetos no ensino médio: contribuições das rubricas do currículo ib/myp de escolas internacionais. |
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dc.type |
Artigo de periódico |
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