Abstract:
Este estudo visa correlacionar o currículo brasileiro e o currículo IB/MYP,
buscando as possibilidades de utilização de rubricas como recursos para a avaliação
de competências em Ciências da Natureza no Ensino Médio. Decorrente de uma
pesquisa de doutorado em Educação, em andamento, o presente artigo se propõe a
verificar as possibilidades de aproximação entre as competências na área das
Ciências da Natureza previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os
conceitos-chave do currículo internacional para as ciências da natureza. Este estudo é
de natureza qualitativa, do tipo análise documental. O corpus de análise é composto
por duas rubricas utilizadas como ferramenta avaliativa no High School do MYP e pelo
projeto “Energia nossa de cada dia”, desenvolvido em uma escola brasileira. Os
resultados do presente artigo demonstram que a utilização dos modelos de rubricas do
currículo MYP pode potencializar e aprimorar as avaliações do currículo brasileiro,
oportunizando testagens direcionadas das competências e estreitando a colaboração professor-aluno na aprendizagem conceitual, procedimental e atitudinal, o que denota
que há possibilidade de aproximação entre os currículos mencionados.