DSpace Repository

Um olhar para a escola pública sob a perspectiva da psicologia social e da psicanálise

Show simple item record

dc.contributor.author Farias, Valéria Teresinha
dc.date.accessioned 2024-08-16T17:02:54Z
dc.date.available 2024-08-16T17:02:54Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3956
dc.description.abstract Este trabalho tem o objetivo de trazer a percepção de vinte e cinco anos de trabalho realizado em uma instituição educacional pública pertencente a uma zona de vulnerabilidade social bastante acentuada. São vários os problemas ocorridos na instituição educacional, especificamente na escola pública, a qual faz parte de um sistema institucional que impossibilita o trabalho com as singularidades dos alunos. Os atravessamentos são muitos, dentre eles: o que já está instituído através de regras, normas e pareceres; e o instituinte que procura ter voz e vez na construção do seu espaço dentro da instituição como sujeito. O que já está instituído traz como resultado a falta da subjetividade, tornando a escola vazia de significados e promovendo o exercício da conformidade e obediência. Desta forma, tanto a psicologia social quanto a psicanálise poderão auxiliar nesta construção das singularidades, embora com campos diferentes de atuação, trabalham comumente a compreensão dos comportamentos, pensamentos e emoções, uma no aspecto social de constituição grupal e a outra no individual, na constituição do ser e das relações com os outros através das instituições. Partindo da Lei no 13.935/2019 que determina a presença de um psicólogo nas instituições escolares públicas, atuando como articulador de saúde mental da comunidade escolar, percebemos que a clínica psicanalítica também pode estar a serviço das possíveis demandas escolares. Ela vai ao encontro da psicologia social no momento em que estuda a relação do indivíduo com a sociedade, observa comportamentos e tenta entender como o sujeito é influenciado pelo ambiente social em que está inserido. pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.subject Psicologia Social pt_BR
dc.subject Psicanálise pt_BR
dc.title Um olhar para a escola pública sob a perspectiva da psicologia social e da psicanálise pt_BR
dc.type TCC pt_BR
dc.location.country BR
dc.contributor.advisor Garavelo, Leonardo Martins Costa
dc.degree.local Canoas, RS
dc.degree.graduation Psicologia


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account