Abstract:
Este trabalho objetiva explorar a inserção de empresas asiáticas no e-commerce brasileiro,
tendo como estudo de caso as empresas Shein e Shopee, utilizando uma abordagem
teórico-empírica de natureza qualitativa e quantitativa. A pesquisa foi realizada por meio de
uma análise documental e aplicação de questionários a um total de 264 respondentes, com o
objetivo de explorar as percepções, preferências e experiências dos usuários das plataformas
Shein e Shopee. O estudo examina a internacionalização dessas empresas, abordando teorias
relacionadas ao processo de internacionalização e às barreiras enfrentadas. Também analisa os
fatores que contribuem para a consolidação das plataformas, como competitividade no
mercado brasileiro, certificações de segurança, políticas de devolução, usabilidade, impacto
das novas regras de taxação e estratégias de marketing e logística. Além disso, são discutidos
aspectos como frequência de compras, satisfação e confiança dos consumidores, bem como os
principais influenciadores nas decisões de compra. O impacto do Programa Remessa
Conforme e os desafios tributários e de adaptação ao mercado local também são destacados,
permitindo uma compreensão aprofundada das estratégias adotadas por essas empresas para
se consolidarem no Brasil. As principais contribuições do estudo incluem a análise detalhada
das estratégias de internacionalização das empresas Shein e Shopee no Brasil, a identificação
de barreiras enfrentadas no mercado local e a compreensão das percepções e preferências dos
consumidores em relação às plataformas, resultando em uma análise sobre competitividade,
adaptação tributária e logística no contexto do e-commerce brasileiro