DSpace Repository

Inserção de empresas asiáticas no e-commerce brasileiro: um estudo de caso Shein e Shopee

Show simple item record

dc.contributor.author Nascimento, Beatriz de Souza
dc.date.accessioned 2024-12-26T20:16:16Z
dc.date.available 2024-12-26T20:16:16Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/4026
dc.description.abstract Este trabalho objetiva explorar a inserção de empresas asiáticas no e-commerce brasileiro, tendo como estudo de caso as empresas Shein e Shopee, utilizando uma abordagem teórico-empírica de natureza qualitativa e quantitativa. A pesquisa foi realizada por meio de uma análise documental e aplicação de questionários a um total de 264 respondentes, com o objetivo de explorar as percepções, preferências e experiências dos usuários das plataformas Shein e Shopee. O estudo examina a internacionalização dessas empresas, abordando teorias relacionadas ao processo de internacionalização e às barreiras enfrentadas. Também analisa os fatores que contribuem para a consolidação das plataformas, como competitividade no mercado brasileiro, certificações de segurança, políticas de devolução, usabilidade, impacto das novas regras de taxação e estratégias de marketing e logística. Além disso, são discutidos aspectos como frequência de compras, satisfação e confiança dos consumidores, bem como os principais influenciadores nas decisões de compra. O impacto do Programa Remessa Conforme e os desafios tributários e de adaptação ao mercado local também são destacados, permitindo uma compreensão aprofundada das estratégias adotadas por essas empresas para se consolidarem no Brasil. As principais contribuições do estudo incluem a análise detalhada das estratégias de internacionalização das empresas Shein e Shopee no Brasil, a identificação de barreiras enfrentadas no mercado local e a compreensão das percepções e preferências dos consumidores em relação às plataformas, resultando em uma análise sobre competitividade, adaptação tributária e logística no contexto do e-commerce brasileiro pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.subject E-commerce pt_BR
dc.subject Shein pt_BR
dc.subject Shopee pt_BR
dc.subject Internacionalização pt_BR
dc.subject Comportamento do Consumidor pt_BR
dc.subject Tributação pt_BR
dc.title Inserção de empresas asiáticas no e-commerce brasileiro: um estudo de caso Shein e Shopee pt_BR
dc.type TCC pt_BR
dc.location.country Brasil
dc.contributor.advisor Prestes, Vanessa Amaral
dc.degree.local Canoas, RS
dc.degree.graduation Relações Internacionais


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account