Abstract:
O bullying é uma questão amplamente debatida devido aos seus impactos na saúde
mental e no desenvolvimento de adolescentes, sendo crucial abordar o tema por
meio de estratégias educativas. Este estudo investigou as mudanças nas
percepções de adolescentes sobre bullying e inclusão escolar, comparando o
impacto de duas intervenções psicoeducativas: a animação A Voz do Silêncio e uma
cartilha educativa sobre bullying. Participaram da pesquisa 18 adolescentes, de 14 a
18 anos, divididos em dois grupos: um exposto à animação e outro à cartilha. A
metodologia qualitativa incluiu questionários pré e pós-intervenção e rodas de
conversa, com análise de conteúdo como método de análise de dados. Os
resultados indicaram que a animação gerou maior envolvimento emocional,
promovendo reflexões mais profundas e mudanças comportamentais, enquanto a
cartilha consolida conhecimentos, mas teve impacto emocional limitado. Conclui-se
que intervenções que combinam apelo emocional e informativo têm maior potencial
para sensibilizar adolescentes sobre o bullying, sugerindo a integração de diferentes
abordagens educativas no ambiente escolar.