DSpace Repository

A forma da voz: dando voz às concepções sobre bullying entre adolescentes, através da influência da animação 'a voz do silêncio'

Show simple item record

dc.contributor.author Silva, Lisiane Rodrigues da
dc.date.accessioned 2025-01-17T20:01:38Z
dc.date.available 2025-01-17T20:01:38Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/4063
dc.description.abstract O bullying é uma questão amplamente debatida devido aos seus impactos na saúde mental e no desenvolvimento de adolescentes, sendo crucial abordar o tema por meio de estratégias educativas. Este estudo investigou as mudanças nas percepções de adolescentes sobre bullying e inclusão escolar, comparando o impacto de duas intervenções psicoeducativas: a animação A Voz do Silêncio e uma cartilha educativa sobre bullying. Participaram da pesquisa 18 adolescentes, de 14 a 18 anos, divididos em dois grupos: um exposto à animação e outro à cartilha. A metodologia qualitativa incluiu questionários pré e pós-intervenção e rodas de conversa, com análise de conteúdo como método de análise de dados. Os resultados indicaram que a animação gerou maior envolvimento emocional, promovendo reflexões mais profundas e mudanças comportamentais, enquanto a cartilha consolida conhecimentos, mas teve impacto emocional limitado. Conclui-se que intervenções que combinam apelo emocional e informativo têm maior potencial para sensibilizar adolescentes sobre o bullying, sugerindo a integração de diferentes abordagens educativas no ambiente escolar. pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.subject Adolescentes pt_BR
dc.subject Método qualitativo pt_BR
dc.subject Psicologia escolar pt_BR
dc.subject Bullying pt_BR
dc.title A forma da voz: dando voz às concepções sobre bullying entre adolescentes, através da influência da animação 'a voz do silêncio' pt_BR
dc.type TCC pt_BR
dc.location.country Brasil
dc.contributor.advisor Weydmann, Gibson Juliano
dc.degree.local Canoas, RS
dc.degree.graduation Psicologia


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account