Abstract:
Este artigo consolida-se na área de marketing, buscando responder à pergunta: de que maneira
a utilização do recurso storytelling pode vir a auxiliar as marcas em suas estratégias de
branding? Deste modo, firma-se o objetivo geral de examinar como tal recurso influencia o
processo de posicionamento e fortalecimento de marca. Para mais, define-se quatro objetivos
específicos, sendo eles: investigar os principais elementos teóricos do storytelling; identificar
suas táticas de utilização; avaliar os fatores que promovem o engajamento dos consumidores
com as narrativas; e analisar campanhas promocionais que obtiveram sucesso em sua
utilização. Para este estudo, foram analisadas produções publicitárias da marca gaúcha
Companhia Zaffari, que atua no setor supermercadista e possui mais de 80 anos de história. As
campanhas foram escolhidas por meio de critérios como: delimitação regional; repercussão
pública; e período de lançamento. Ademais, executou-se uma pesquisa de caráter qualitativo e
exploratório, sob o método da análise de conteúdo definido por Bardin (2011). Ao final, foram
abordados aspectos teóricos e empíricos do storytelling, aumentando a compreensão sobre
este método e sua capacidade de transmitir mensagens, ideias e noções. Além de também
evidenciar como tal recurso pode servir como estratégia de branding, uma vez que auxilia na
comunicação de valores institucionais e posicionamentos das marcas, propagando a
informação de maneira condensada aos consumidores.