DSpace Repository

Marcas que contam histórias: storytelling como estratégia de branding

Show simple item record

dc.contributor.author Santos, Luiza Silva de Menezes
dc.date.accessioned 2025-07-16T19:45:20Z
dc.date.available 2025-07-16T19:45:20Z
dc.date.issued 2025
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/4270
dc.description.abstract Este artigo consolida-se na área de marketing, buscando responder à pergunta: de que maneira a utilização do recurso storytelling pode vir a auxiliar as marcas em suas estratégias de branding? Deste modo, firma-se o objetivo geral de examinar como tal recurso influencia o processo de posicionamento e fortalecimento de marca. Para mais, define-se quatro objetivos específicos, sendo eles: investigar os principais elementos teóricos do storytelling; identificar suas táticas de utilização; avaliar os fatores que promovem o engajamento dos consumidores com as narrativas; e analisar campanhas promocionais que obtiveram sucesso em sua utilização. Para este estudo, foram analisadas produções publicitárias da marca gaúcha Companhia Zaffari, que atua no setor supermercadista e possui mais de 80 anos de história. As campanhas foram escolhidas por meio de critérios como: delimitação regional; repercussão pública; e período de lançamento. Ademais, executou-se uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, sob o método da análise de conteúdo definido por Bardin (2011). Ao final, foram abordados aspectos teóricos e empíricos do storytelling, aumentando a compreensão sobre este método e sua capacidade de transmitir mensagens, ideias e noções. Além de também evidenciar como tal recurso pode servir como estratégia de branding, uma vez que auxilia na comunicação de valores institucionais e posicionamentos das marcas, propagando a informação de maneira condensada aos consumidores. pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.subject Administração de empresas pt_BR
dc.subject Marketing pt_BR
dc.subject Storytelling pt_BR
dc.subject Marca pt_BR
dc.subject Branding pt_BR
dc.subject Brand Equity pt_BR
dc.title Marcas que contam histórias: storytelling como estratégia de branding pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.location.country Brasil
dc.contributor.advisor Arruda, Cristiane Duarte de
dc.degree.local Canoas, RS
dc.degree.graduation Administração de empresas


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account