dc.contributor.author |
Fanfa, Natália Nascente |
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dc.date.accessioned |
2025-07-22T21:16:38Z |
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dc.date.available |
2025-07-22T21:16:38Z |
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dc.date.issued |
2025 |
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dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/4289 |
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dc.description.abstract |
Este artigo apresenta uma revisão integrativa da literatura sobre as intervenções
psicológicas voltadas ao desenvolvimento comportamental e socioemocional de
crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar. Buscando
compreender como as abordagens terapêuticas, especialmente a Análise do
Comportamento Aplicada (ABA) e os pressupostos de Vygotsky, influenciam o
desenvolvimento de capacidades cognitivas, sociais e emocionais dessas crianças,
o estudo visa identificar estratégias inclusivas e relacionais no contexto escolar. Os
resultados demonstram a relevância da atuação do psicólogo escolar e de
metodologias pautadas no Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e em
práticas participativas para promover inclusão e aprendizagens cooperativas,
seguindo os princípios da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Conclui-se que
intervenções relacionais, constantes, colaborativas e adequadas às necessidades
das pessoas são fundamentais para a inclusão colaborativa e o bem-estar das
crianças com TEA. |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade La Salle |
pt_BR |
dc.subject |
Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento atípico |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Psicologia escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento socioemocional |
pt_BR |
dc.title |
Intervenções psicoeducacionais no desenvolvimento socioemocional e comportamental de crianças com TEA |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.location.country |
Brasil |
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dc.contributor.advisor |
Conte, Elaine |
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dc.degree.local |
Canoas, RS |
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dc.degree.graduation |
Psicologia |
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