Abstract:
O artigo objetiva descrever de que forma o Serviço Social, através de seu processo
de trabalho junto a uma equipe multidisciplinar atuante no Programa da Primeira
Infância Melhor/Criança Feliz, pode atuar para fortalecer famílias em situação de
vulnerabilidade social com a estimulação precoce de crianças com Transtorno Global
de Desenvolvimento na primeira infância para o seu pleno desenvolvimento. Trata-se
do relato de uma vivência experimentada pela autora, enquanto estagiária do Curso
de Serviço Social da Unilasalle, na Prefeitura do Município de Estrela - RS, localizada
no Vale do Taquari, especificamente na Secretaria Municipal de Saúde no
departamento do Programa da Primeira Infância Melhor/Criança Feliz. Os resultados
mostram o assistente social constitui-se em um profissional que desempenha um
papel fundamental nesse contexto: as visitas domiciliares permitem identificar as
famílias em vulnerabilidade social para conhecer históricos e particularidades,
oferecendo suporte e orientação sobre os serviços disponibilizados; o assistente
social pode promover a articulação entre os diferentes profissionais das equipes,
garantindo uma abordagem integrada e eficaz, bem como o acesso aos direitos no
atendimento às crianças, sensibilizando sobre a importância da estimulação precoce
e do pleno desenvolvimento das crianças na primeira infância; além disso, pode
auxiliar na elaboração de planos de intervenção para cada família, promovendo o
fortalecimento de vínculos afetivos, protetivos e a autonomia dos pais para o cuidado
e estimulação adequada das crianças, oportunizando o empoderamento, o bem-estar
e o desenvolvimento saudável da família.