Abstract:
Este artigo foi constituído no escopo da disciplina de Trabalho de Conclusão de
Curso, do Serviço Social e relata a experiência de uma estudante do curso durante
seu Estágio Curricular Obrigatório, no Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento da
Aprendizagem (CIDA), vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Palmares
do Sul-RS, realizado entre agosto de 2023 e julho de 2024. O estágio
supervisionado é essencial para a formação, conforme regulado pela Resolução
CFESS No 533/2008, Lei no 8.662/1993, e pela Lei no 11.788/2008. A pesquisa adota
uma abordagem qualitativa, por explorar as percepções e experiências dos
indivíduos, utilizando o relato de experiência como método. Este método é valioso
para o Serviço Social, oferecendo uma compreensão profunda das práticas
profissionais e permitindo a troca de conhecimentos entre profissionais, contribuindo
para a formação de novos profissionais. O diário de campo foi utilizado para
documentar as vivências e reflexões durante o estágio, facilitando a análise crítica
das intervenções e interações com os assistidos. A experiência vivenciada na prática
de estágio proporcionou uma integração entre teoria e prática, destacando a
importância do assistente social em promover inclusão, justiça social e melhoria da
qualidade de vida para populações vulneráveis. O artigo conclui que a experiência
de estágio é crucial para colocar a educação em evidência, permitindo uma reflexão
profunda sobre as práticas educacionais e profissionais no Serviço Social. Os
resultados do estudo revelaram desafios, limitações e descobertas significativas
enfrentadas durante o estágio. O apoio de familiares, colegas e amigos foi vital para
enfrentar os desafios de conciliar estágio curricular e as demais esferas da vida. Por
fim, identificou-se que a jornada de estágio foi transformadora, contribuindo para o
desenvolvimento profissional e pessoal da estagiária e destacando a importância
contínua de aprimorar habilidades e expandir conhecimentos no campo do Serviço
Social.