DSpace Repository

Projeto de vida e suas implicações no desenvolvimento dos estudantes ensino médio: um estudo de caso no Colégio La Salle Zé Doca

Show simple item record

dc.contributor.author Bezerra, Thaisa Polyana da Silva
dc.date.accessioned 2025-07-23T22:42:48Z
dc.date.available 2025-07-23T22:42:48Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/4320
dc.description.abstract O Projeto de Vida é uma estratégia pedagógica que visa orientar os alunos na construção de suas trajetórias pessoais e profissionais, estimulando o autoconhecimento, o protagonismo juvenil e o planejamento de metas futuras. Este estudo tem como objetivo investigar o impacto do Projeto de Vida no desenvolvimento dos estudantes do Ensino Médio, com foco em um estudo de caso do Colégio La Salle Zé Doca, localizado no Maranhão. Trata-se de um relato de experiência das vivências do estágio supervisionado do curso de Serviço Social, que permitiu a observação direta das práticas pedagógicas e das dinâmicas de orientação dos alunos. A pesquisa explorou como essa abordagem contribui para o desenvolvimento integral dos estudantes, destacando aspectos como autoestima, motivação e a preparação para o mercado de trabalho. Com base na análise qualitativa dos dados, concluiu-se que o Projeto de Vida tem um papel fundamental na formação dos jovens, especialmente no contexto de vulnerabilidade social. O trabalho destaca ainda a importância da atuação do Serviço Social na escola, integrando ações que potencializam a inclusão, o acesso aos direitos e o apoio ao desenvolvimento dos projetos de vida dos estudantes. A pesquisa evidencia que, ao promover o empoderamento dos jovens, o Projeto de Vida contribui significativamente para o sucesso acadêmico e para a construção de um futuro mais promissor. pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.subject Projeto de vida pt_BR
dc.subject Desenvolvimento estudantil pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.title Projeto de vida e suas implicações no desenvolvimento dos estudantes ensino médio: um estudo de caso no Colégio La Salle Zé Doca pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.location.country Brasil
dc.contributor.advisor Jung, Hildegard Susana
dc.degree.local Canoas, RS
dc.degree.graduation Serviço Social


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account