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A dissertação parte de questionamentos e inquietações cotidianas acerca da formação cultural de professores e das possibilidades de um olhar ampliado, que contemple a dimensão socioemocional para o desenvolvimento da profissão. A dimensão socioemocional é hoje, na era do ensino estruturado e das avaliações externas de todos os tipos, o maior desafio das relações humanas e do trabalho pedagógico. A abordagem hermenêutica traz uma revisão de literatura com diferentes pensadores do campo d...
Esta pesquisa surge do desconforto que causam as (não) ações referentes à implantação da Lei no 10.639 de 09 de janeiro de 2003 (BRASIL, 2003) nas escolas, por que, recentemente, completou 21 anos. Tem como problema de pesquisa a seguinte questão: como construir uma memória de livros afrocentrados como reconhecimento de identidade cultural? O objetivo geral é analisar como é tratada e apresentada a cultura afro-brasileira nas instituições a partir do estudo da literatura afrocentrada. E...
Este é um trabalho de Mestrado em Memória Social e Bens Culturais e sua linha de pesquisa é Memória e Linguagens Culturais. Possui como tema: Memórias de Práticas de Gestão Escolar por meio do sistema de metas nos Anos Finais das Escolas Municipais de Esteio-RS. Objetiva analisar a gestão escolar, tendo como ferramenta de desempenho um sistema de metas utilizado por todas as unidades escolares da Rede Municipal de Esteio, monitorando as práticas de gestão em duas escolas, e buscando evi...
A pesquisa objetiva analisar a atuação da Polícia Civil em crimes que vitimam profissionais do sexo, averiguando se o estigma a que estas profissionais estão socialmente submetidas é reproduzido, pelos policiais, durante o desenvolvimento das investigações. A prostituição, recentemente reconhecida como profissão, porém ainda sem regulamentação, não é considerada crime no Brasil, mas as atividades que a envolvem, como manter casa de prostituição e o rufianismo são tratados como ilícitos c...
O presente estudo, que integra a linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle, buscou analisar e compreender como se estrutura o fenômeno das expectativas e práticas parentais e como ele poderia vir a interferir nas experiências educativas esportivas e no desenvolvimento de crianças praticantes de futsal levando em conta as características da cultura contemporânea. Foram utilizados os paradigmas das a...
A tese aqui apresentada se inscreve na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação do PPGEDU/UNILASALLE e vincula-se às investigações desenvolvidas no Grupo de Pesquisa (CNPq) Cultura Contemporânea, Sociabilidades e Práticas Educativas. A investigação se organiza em torno da seguinte questão e tencionou compreender: como se desenvolvem os processos de criação artística e de experiência estética de jovens adolescentes no meio digital online, especialmente através do ...
Esta tese se insere na área de estudos em Memória Social, sendo realizada no contexto da linha de pesquisa de Memória e Linguagens Culturais e tendo como lócus de pesquisa a cidade de Estrela no estado do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo geral desenvolver subsídios para ações de divulgação sobre patrimônios culturais, principalmente bens materiais históricos, a partir de roteiros cicloturísticos, problematizando a memória como elemento de constituição de identidade e de formação de ...
A dissertação, vinculada à Linha de Pesquisa Memória e Linguagens Culturais e ao Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq), é de natureza qualitativa e exploratória, vinculada a bases hermenêuticas, seguindo os passos: Seleção de fontes para a constituição do corpus; Leitura dos referenciais teóricos selecionados; Seleção de produções científicas sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA) e metodologias alternativas; Identificação e análise das memórias dos estudantes eg...
Este trabalho se insere no campo interdisciplinar da Memória social na linha de pesquisa Memória e linguagens culturais do PPG em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle. A partir de narrativas memoriais sobre as práticas de professoras de língua inglesa do ensino fundamental II pretendeu-se evocar a importância de utilizar estratégias e habilidades a explorarem oportunidades de aprendizado da língua inglesa. A investigação, de cunho qualitativo, desenvolveu-se a partir...
A presente investigação insere-se no campo de estudos em memória social, na linha de pesquisa em memória, cultura e identidade, relacionando os conceitos de patrimônio cultural, autenticidade, arquitetura escolar e acessibilidade. O campo empírico é formado pelas edificações do Colégio La Salle Dores e conjunto de prédios centenários da Universidade La Salle. Seu problema de pesquisa consiste na seguinte indagação: Como intervir, a partir do campo da arquitetura, em edificações escolares...
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