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Novos documentos depositados
A presente dissertação teve como objetivo analisar a reconfiguração do direito fundamental à privacidade na sociedade digital, especialmente diante dos desafios impostos pela lógica do consentimento e pelos mecanismos de vigilância algorítmica, à luz da teoria crítica de Jürgen Habermas e da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF). Inserido na área de concentração Direito e Sociedade, este estudo parte da constatação de que o avanço das tecnologias digitais, aliado ao uso massivo de ...
Esta pesquisa, vinculada à linha de Gestão, Educação e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, justifica-se pela necessidade de compreender os desafios e as possibilidades de uma gestão democrática e participativa nas escolas do campo, em especial diante das especificidades socioculturais e estruturais do município de Itacoatiara/AM. O objetivo geral consistiu em analisar as concepções dos coordenadores pedagógicos sobre os desafios e perspectivas...
A Liga Feminina de Combate ao Câncer de São Leopoldo apoia os cuidados da saúde oncológica, sendo uma Organização Social Civil que atua nas demandas das pessoas diagnosticadas com câncer e seus familiares, promovendo a assistência social beneficente, permanente e sem qualquer discriminação. Para Souza (1985), a população busca as instituições para ter acesso aos serviços ofertados por elas, e assim elas se tornam intermediadoras entre os bens e serviços e os usuários que as procuram. Neste co...
Esta investigação é adequada à área de concentração Direito e Sociedade do PPG em Direito da Universidade LaSalle e possui aderência à linha de pesquisa Sociedade e Fragmentação do Direito, uma vez que adota como marco teórico o aparato sociológico proposto por Niklas Luhmann. A pesquisa é qualitativa, de abordagem dialética, cujo método de procedimento se pauta pela ciberetnografia com revisão bibliográfica. É estruturada em três capítulos e tem por objetivo conceber a Internet enquanto cibe...
Esta pesquisa, dialoga sobre o processo de alfabetização para o letramento, destacando os artefatos analógicos e digitais, que potencializam os multiletramentos no município de Rio Preto da Eva, Estado do Amazonas. A alfabetização e o letramento são temáticas crescentes em nosso país, devido à dificuldade em desenvolver as habilidades necessárias de leitura e escrita, com estudantes ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, conforme a Base Nacional Comum Curricular- BNCC e o atual Compromisso...
Este é um estudo no campo da memória social sobre as histórias e culturas indígenas, que surgiu após a constatação de que apesar de estarmos no século XXI, rodeados de tecnologia, temos toda uma população “esquecida” perante a sociedade. A dissertação parte do problema “como alunos do Ensino Fundamental I criam novas memória na perspectiva de valorização da identidade das histórias e culturas indígenas brasileiras?”, tendo como objetivo geral compreender as culturas e as histórias indíg...
Esta dissertação de mestrado, inserida na linha de pesquisa Avaliação e Promoção em Saúde, do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Humano (PPGSDH/UNILASALLE), teve como objetivo central Investigar os efeitos do sofrimento psicossocial ligado ao trabalho sobre a condição existencial de jovens migrantes e refugiados em Canoas/RS, a fim de propor estratégias de enfrentamento e promoção de saúde para essa população.. Epistemologicamente, a pesquisa se orientou pela abordagem da he...
O estudo aborda a importância da Educação Empreendedora nos diferentes contextos educacionais, destacando seu papel na formação de competências voltadas à inovação, à resolução de problemas e à construção de uma sociedade mais resiliente e antifrágil. A pesquisa está vinculada à linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle. Parte da seguinte questão de pesquisa: como diferentes abordagens teóricas e práticas...
No Brasil, a Constituição Federal (CF) determina que, no mínimo, 18% da receita de impostos arrecadados pela União e, no mínimo, 25% da receita de impostos arrecadados pelos Estados, Distrito Federal e Municípios sejam destinados à educação pública. Desse total, 20% de alguns impostos compõem a receita do Novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Novo FUNDEB. O presente trabalho realizou um estudo que está dentro da Linha de...
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