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http://hdl.handle.net/11690/1110
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ingrassia, Eduardo Rangel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-01-29T19:15:53Z | - |
dc.date.available | 2019-01-29T19:15:53Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/1110 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação de mestrado está vinculada à linha de pesquisa de Cultura, Linguagens e Tecnologias na Educação, onde se revela um estudo frente às possibilidades nos cenários contemporâneos para a Educação a distância (EAD), ampliando essas através da compreensão do habitar novos espaços para efetivar ações de acompanhamento, vivência, relação e aprendizagem. Apresenta-se a trajetória da EAD pontuando evoluções, conquistas, desafios e entraves, através de suas gerações, contextualizando seus movimentos iniciais até o surgimento das Tecnologias Digitais na perspectiva de Moore e Kearsley (2010), Moran (2011) e Kenski (2013). Nesse caminho são explorados os espaços digitais virtuais, como possibilidades para as ações educativas e sociais, revelando assim princípios da coexistência a partir da presença efetivada de forma geograficamente localizada e virtual, trazendo para o estudo as contribuições de Santos (2012), Lévy (2010), Santaella (2007, 2010, 2013) e Backes (2013). Agregando aos assuntos abordados foca-se, com base no estudo de caso em um cenário de estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia a distância, da Universidade Federal de Pelotas, na busca por compreender as participações dos mesmos em diferentes espaços digitais virtuais, como relevantes para as ações educativas. Nesse processo a proposta do hibridismo tecnológico digital, Backes (2013), ganha expressão ao compreender a formação de redes sociais e de comunicação, Recuero (2010), nos espaços do Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle e na mídia Facebook. O presente estudo visa contribuir para as pesquisas e ações frente à oferta da EAD, na perspectiva das possibilidades que surgem através das Tecnologias Digitais e consequentemente do ciberespaço. Através das análises das narrativas dos estudantes e de seus movimentos híbridos, apresentam-se meios para pensarmos a educação partindo da valorização da participação, presença e existência, sem barreiras geográficas, que oportunizam novos meios para viver e conviver em sociedade e fazer educação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário La Salle | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Redes | pt_BR |
dc.subject | Narrativas | pt_BR |
dc.subject | Coexistência | pt_BR |
dc.subject | Espaço digital dirtual | pt_BR |
dc.title | Redes e narrativas: uma análise das interações em espaços digitais virtuais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Martini, Rosa Maria Filippozzi | pt_BR |
dc.degree.local | Canoas/RS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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