Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/1118
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Itaqui, Cintia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-02-13T16:06:27Z | - |
dc.date.available | 2019-02-13T16:06:27Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/1118 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle e tem por objetivo analisar a experiência do curso transENEM Porto Alegre, enquanto dispositivo para acesso à educação superior. Os objetivos específicos remetem-se a 1) descrever, historicamente, a trajetória do curso; 2) identificar a estrutura e dinâmica de funcionamento do curso 3) avaliar a efetividade do curso na trajetória de formação dos estudantes. Inicialmente foram realizadas pesquisas de estado da arte a partir do banco de dados do Portal de Periódicos da CAPES, Banco de Teses e Dissertações da Capes, SCIELO e IBICT. Os norteadores teóricos para abordar a temática a partir de questões conceituais e investigações anteriores, foi desenvolvida a partir de autores como Araújo (2016), Andrade (2012), Bento (2006, 2008, 2011, 2012), Butler (2016), Franco (2011 e 2015), Lanz (2015), Louro (2008, 2014, 2016), Reidel (2013), Santos (2015), Silva (2017) que abordam a transexualidade e a educação. O método da investigação é qualitativo e descritivo, com delineamento de estudo de caso, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados entrevistas, documentos institucionais, observação participante, postagens do Coletivo e de seus membros nas redes sociais, fotos, Zine transENEM, analisados sob a perspectiva hermenêutica. Os resultados apontam que a efetividade do transENEM para o acesso à educação superior está sendo facilitado pela inserção em um espaço acolhedor que oferece uma rede de apoio além de toda a questão pedagógica e social que estão envolvidas na potencialidade deste coletivo pela educação popular para que estes estudantes possam adentrar a universidade e outras aquisições que advém de todo este processo educacional e social. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Acesso | pt_BR |
dc.subject | Educação Superior | pt_BR |
dc.subject | Transexualidade | pt_BR |
dc.subject | Travestilidade | pt_BR |
dc.title | Possibilidades de acesso à educação superior: a experiencia do transenem porto alegre | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Ziliotto, Denise Macedo | pt_BR |
dc.degree.local | Canoas - RS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
citaqui.pdf | 2,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.