Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1118
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorItaqui, Cintiapt_BR
dc.date.accessioned2019-02-13T16:06:27Z-
dc.date.available2019-02-13T16:06:27Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/1118-
dc.description.abstractEsta pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle e tem por objetivo analisar a experiência do curso transENEM Porto Alegre, enquanto dispositivo para acesso à educação superior. Os objetivos específicos remetem-se a 1) descrever, historicamente, a trajetória do curso; 2) identificar a estrutura e dinâmica de funcionamento do curso 3) avaliar a efetividade do curso na trajetória de formação dos estudantes. Inicialmente foram realizadas pesquisas de estado da arte a partir do banco de dados do Portal de Periódicos da CAPES, Banco de Teses e Dissertações da Capes, SCIELO e IBICT. Os norteadores teóricos para abordar a temática a partir de questões conceituais e investigações anteriores, foi desenvolvida a partir de autores como Araújo (2016), Andrade (2012), Bento (2006, 2008, 2011, 2012), Butler (2016), Franco (2011 e 2015), Lanz (2015), Louro (2008, 2014, 2016), Reidel (2013), Santos (2015), Silva (2017) que abordam a transexualidade e a educação. O método da investigação é qualitativo e descritivo, com delineamento de estudo de caso, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados entrevistas, documentos institucionais, observação participante, postagens do Coletivo e de seus membros nas redes sociais, fotos, Zine transENEM, analisados sob a perspectiva hermenêutica. Os resultados apontam que a efetividade do transENEM para o acesso à educação superior está sendo facilitado pela inserção em um espaço acolhedor que oferece uma rede de apoio além de toda a questão pedagógica e social que estão envolvidas na potencialidade deste coletivo pela educação popular para que estes estudantes possam adentrar a universidade e outras aquisições que advém de todo este processo educacional e social.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAcessopt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectTransexualidadept_BR
dc.subjectTravestilidadept_BR
dc.titlePossibilidades de acesso à educação superior: a experiencia do transenem porto alegrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorZiliotto, Denise Macedopt_BR
dc.degree.localCanoas - RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEdupt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
citaqui.pdf2,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.