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http://hdl.handle.net/11690/1131
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Burchert, Amanda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-02-15T16:06:18Z | - |
dc.date.available | 2019-02-15T16:06:18Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/1131 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objetivo analisar a atuação dos profissionais de apoio (PA) no processo de inclusão de alunos público-alvo da educação especial no ensino público fundamental. A normativa jurídica relativa ao profissional de apoio é recente e demanda especificidades, observando-se que as funções desenvolvidas por este profissional são diversas nos diferentes contextos escolares em que ocorrem. Inicialmente apresenta-se o mapeamento das produções acadêmicas relativas ao objeto de pesquisa, seguido das contribuições teóricas norteadoras atinentes à inclusão escolar e aos dispositivos legais referentes ao profissional de apoio presentes em documentos federais, estaduais e municipais. A pesquisa possui natureza qualitativa e exploratória, e teve como instrumentos para coleta de dados entrevistas com profissionais de apoio, documentos escolares e jurídicos. O campo de investigação escolhido remete-se às escolas de ensino fundamental públicas localizadas em cinco municípios da região centro sul do estado do RS, sendo os resultados analisados sob a perspectiva hermenêutica. Os resultados indicam a predominância de estudantes de graduação como estagiários ou monitores para atuarem como PAs, não havendo identificação ou escolha inicial do trabalho com educação especial. O atendimento é direcionado a um ou dois alunos em sala de aula, abarcando atividades de planejamento, adaptação e produção de materiais, ensino, caracterizando uma condução pedagógica no apoio realizado. Observa-se que a relação dos alunos atendidos com o professor, com os colegas e demais participantes da escola é restrita, bem como as potencialidades de aprendizado dos estudantes, na avaliação das PAs. O contexto da atuação do profissional de apoio investigado evidencia a criação de dispositivos legais muitas vezes desacompanhados de políticas que assegurem a inclusão, de modo que a criação de cargos e recursos não fragmente a proposta de atendimento ao aluno da educação especial, mas contrariamente, concretize uma possibilidade e atuação multiprofissional em rede. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Escolas Públicas | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Profissional de apoio | pt_BR |
dc.title | O profissional de apoio no processo de inclusão de alunos público-alvo da educação especial no ensino público fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Ziliotto, Denise Macedo | pt_BR |
dc.degree.local | Canoas/RS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
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