Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1135
Autor(es): Mafuca, Manuel Gomes
Título: As concepções culturais e educacionais do símbolo ramo da palmeira na comunidade dos bawoyo (República de Angola e República Democrática do Congo)
Palavras-chave: Práticas educativas;Ramo da Palmeira;Comunidade Bawoyo
Data do documento: 2018
Editor: Unilasalle
Resumo: A presente dissertação vincula-se à Linha de Pesquisa “Formação de Professores: Teorias e Práticas educativas” do curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade La Salle. Ela propõe uma reflexão educacional e cultural que visa a promover valores e crenças representados pelo símbolo ramo da palmeira na Comunidade dos Bawoyo2. Centrado em aspectos culturalmente referenciáveis na vida tradicional dessas populações, é preocupação dupla nossa, como africano e membro desta Comunidade, refletir sobre tais temas, identificar os valores culturais e educacionais relevantes e enunciados pelo símbolo ramo da palmeira, porque é importante uma tomada de consciência desse patrimônio social e cultural em estado de sobrevivência num mundo globalizado cada vez mais aculturado e ameaçado pelas diferentes violências. Por outro lado, reconhecendo o papel importante da escola na formação dos cidadãos, nossa reflexão incentiva os diferentes protagonistas da educação a privilegiar e divulgar os valores culturais simbolizados pelo ramo da palmeira, pois eles são capazes de criar novas relações construtivas; dar um sentido justo e equilibrado à vida e à sociedade. O símbolo ramo da palmeira nos proporciona um campo de conhecimentos e saberes norteadores da vida cotidiana na Comunidade dos Bawoyo. É preciso aprofundá-los e adaptá-los na realidade de hoje, na formação das pessoas que a sociedade atual reclama. Esta dissertação de cunho qualitativo evidencia a relevância acadêmica e social no referencial metodológico empregado na análise e interpretação denominada hermenêutica, porque o objeto de análise é uma construção simbólica significativa que exige uma interpretação. No entanto, a análise discursiva auxiliará na compreensão de determinadas realidades e fenômenos expressos através de fotos e provérbios.
Orientador(es): Taschetto, Leonidas Roberto
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mgmafuca.pdf2,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.