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http://hdl.handle.net/11690/1149
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Benites Rios, Míriam | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-14T19:25:23Z | - |
dc.date.available | 2019-05-14T19:25:23Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/1149 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo, desenvolvido junto ao Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/UNILASALLE/CNPq, de natureza qualitativa e de cunho teórico, utiliza-se dos procedimentos de revisão de fontes bibliográficas e documentais para a produção dos dados, e parte da seguinte problemática: de que forma tem se dado a revitalização dos currículos dos cursos de pedagogia diante das exigências legais e sociais, no que se refere às tecnologias digitais? Um dos desafios é o de compreender as formas de reelaboração e corporificação das exigências curriculares, advindas das Diretrizes do MEC/CNE de 2015, em um Projeto Pedagógico de Curso de Pedagogia. Tais diretrizes enfatizam a necessidade de uma formação em que o professor seja capaz de dar conta de forma competente das tecnologias para o aprimoramento da prática pedagógica, além de sinalizar a necessidade de domínio das tecnologias para o desenvolvimento dos processos de educar. Nesse horizonte de discussão e inquietudes, examinamos, sob o olhar hermenêutico, os desdobramentos à formação de professores pelos múltiplos atravessamentos em âmbito de reestruturação curricular e dos reflexos das determinações legais nos cursos de Pedagogia, em termos de uma formação humana e tecnológica dos professores em meio a cultura digital. Trata-se de dar visibilidade aos contornos da Pedagogia em suas dimensões políticas, éticas, estéticas e socioeducativas, no sentido de dialogar com as diferentes experiências e instrumentos culturais de constituição dos cursos de formação de professores, lançando luz às contradições enraizadas historicamente na constituição dos cursos de Pedagogia no Brasil. Neste foco, traçamos o histórico das exigências curriculares entre a formação de professores e a inclusão das tecnologias na educação. Revisitamos, também, alguns dados históricos de implantação dos programas governamentais voltados à inserção das tecnologias na educação (EDUCOM, PRONINFE, PROINFO e PROUCA), com especial atenção à formação dos professores. Os resultados indicam que as interlocuções realizadas entre as diretrizes legais e os cursos de formação de professores remetem, por um lado, à compreensão e a busca de um sentido da ação educativa para reconstruir o elo vital com a formação pedagógica e as tradições culturais, contextualizando as intervenções educativas a partir das novas transformações de época. O saber pedagógico e a própria experiência com as tecnologias digitais gera inúmeras exigências hermenêuticas, relações transformadoras e criadoras entre os sujeitos no mundo, uma vez que pode haver diálogo e formação de novas compreensões linguísticas, educativas e legais. Por outro lado, refletem-se inquietudes frente às complexas transições entre o saber pedagógico e a emergência da virtualidade na formação de professores, o que resulta, seguidamente, na integração apressada, simplificada e instrumental das tecnologias digitais nos currículos, inviabilizando a (re)construção e a atualização de práticas, currículos e metodologias que dialoguem com os diferentes conhecimentos e contextos | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Diretrizes curriculares | pt_BR |
dc.subject | Curso de pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Cultura digital | pt_BR |
dc.title | Reavaliação crítica da pedagogia: exigências curriculares à formação de professores na cultua digital | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Conte, Eliane | pt_BR |
dc.degree.local | Canoas/RS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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