Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/1215
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Balzano, Otávio Nogueira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-03T22:40:51Z | - |
dc.date.available | 2019-10-03T22:40:51Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/1215 | - |
dc.description.abstract | This work is the final report delivered to the search for Master Course in Education at the University La Salle, under the title: "Social Sports Project: a possibility of inclusion of black students, athletes and from classes in private school through of football "for purposes of obtaining the title of Master. Through qualitative research of the type of case study and the use of semi-structured interviews, participant observation, the journal of the field and document analysis and information-gathering tools, the research aimed to answer the following research problem : The "Social Sports Project" contributes to the process of inclusion of black students, athletes and from classes in private school through the football? "The dissertation is organized into two parts. First, the benchmarks are located where I develop a theoretical approach to the problem and make the decisions that led to methodological research. In the second, the interpretation of treatment results in the field. This information led to five categories of analysis: Integrating School, Football with means of inclusion and social ascension, Social Inclusion and School, the school and the Sports and Social Exclusion Project social and school. In closing comments, I present: as a conclusion, the importance of football in the inclusion of private school students in stock. Also present, my thoughts during the process of development of research, suggestions for building an inclusive school related to the Social and Sports Project ideas that can give continuity to the subject of research. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário La Salle | pt_BR |
dc.subject | Social sports project | en |
dc.subject | Inclusion | en |
dc.subject | Soccer | en |
dc.subject | Private school | en |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Projeto esporte social | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Futebol | pt_BR |
dc.subject | Escola privada | pt_BR |
dc.title | Projeto esporte social: uma possibilidade de inclusão dos alunos negros, atletas e oriundos de classes populares na escola privada, através do futebol | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Silva, Gilberto Ferreira da | pt_BR |
dc.degree.local | Canoas, RS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho é o relatório final de pesquisa entregue ao Curso de Mestrado em Educação do Centro Universitário La Salle, sob o título: “Projeto Esporte Social: uma possibilidade de inclusão dos alunos negros, atletas e oriundos de classes populares na escola privada, através do futebol”, para fins de obtenção do título de Mestre. Através da pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e com a utilização da entrevista semi-estruturada, da observação participante, do diário de campo e da análise documental, como instrumentos de coleta de informações, a pesquisa teve como objetivo responder ao seguinte problema de investigação: O “Projeto Esporte Social” contribui para o processo de inclusão dos alunos negros, atletas e oriundos de classes populares na escola privada, através do futebol?” A dissertação está organizada em duas partes. Na primeira, estão localizados os referenciais teóricos onde desenvolvo uma aproximação ao problema e apresento as decisões metodológicas que conduziram a pesquisa. Na segunda, trato da interpretação dos resultados obtidos no campo. Essas informações deram origem a cinco categorias de análise: Integração Escolar, Futebol com meio de inclusão e ascensão social, Inclusão Social e Escolar, A escola e o Projeto Esporte Social e Exclusão social e escolar. Nas considerações finais, apresento: como conclusão, a importância do futebol na inclusão dos alunos bolsistas na escola privada. Também apresento, minhas reflexões durante o processo de desenvolvimento da pesquisa, sugestões para construção de uma escola inclusiva relacionados ao Projeto Esporte Social e idéias que podem dar continuidade ao tema de investigação. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
onbalzano.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.