Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1227
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Valmir Machado dept_BR
dc.date.accessioned2019-11-05T00:16:19Z-
dc.date.available2019-11-05T00:16:19Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/1227-
dc.description.abstractThe research, called case study, focuses on the interaction between teachers and students in the educational context of technical teaching and its implications in the future of the Technical Nurse professional. Its investigative problematic is: “What are the conceptions of the students from the third term of the Nurse Technical course regarding the interaction between students and teachers in the educational context and how these interactions imply through the process of future building of the Technical Nurse”? The theoretical referrence is based on Vygotsky´s assumptions when this paper refers to the interactions in the teaching-learning process, relating to authors who discuss their theoretical postulations as well as other authors who problematise the professional building in the health area. The empirical field is the Instituto Pró-Universidade Canoense (IPUC), Institution located in Canoas City, in the metropolitan area of Porto Alegre, state of Rio Grande do Sul. The participants of the study are the students from the third semester of the Nurse Technical Course offered by IPUC. Data collection was done in two steps. In the first one, twenty students from the third semester of the Nurse Technical Course participated. In the second step, pairs voted for students who were seen as the most representative in terms of posture and actions which benefit the interaction between student and teacher in the schooling routine. The most notable students participated in the Case Study and the tool for that was a semi-structured interview. For data analyses this paper used a technique called Content Analyses (Análise de Conteúdo), proposed by Bardin. The findings of the study showed that the process of interaction are very important for the professional who integrates in a harmonical and balanced way, personal and professional dimensions in his life road. It is also stated that education, regarding technical aspects is also an important space for a group of acknoledgement, rules and techniques which help the future professional to understand the human in his totality and also have interventions in a more humanised way.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBuilding of the technical nurseen
dc.subjectInteration between teacher and studenten
dc.subjectEducational practicesen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectConstituição do técnico em enfermagempt_BR
dc.subjectInteração professor-alunopt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.titleAs interações entre professor-aluno e suas implicações para a constituição do profissional da saúde: um estudo de caso no curso técnico de enfermagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorSarmento, Dirléia Fanfapt_BR
dc.degree.localCanoas, RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.description.resumoA pesquisa, tipo Estudo de Caso, focaliza as interações entre professor-aluno no contexto formativo do ensino técnico profissionalizante e suas implicações na constituição do futuro profissional Técnico de Enfermagem. Tem como problemática investigativa: “Quais são as concepções dos estudantes do terceiro semestre do Curso Técnico de Enfermagem sobre as interações entre professor-aluno no contexto formativo e de que modo tais interações implicam na constituição do futuro Técnico em Enfermagem”? O referencial teórico fundamenta-se nos pressupostos de L.S.Vygotsky no que se referem à interação nos processos de ensino e aprendizagem estabelecendo uma interlocução com autores que discutem suas postulações teóricas, assim como com outros que problematizam a constituição profissional na área da saúde. O campo empírico da investigação é o Instituto Pró-Universidade Canoense (IPUC), instituição situada na cidade de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul. Os participantes do estudo são os alunos de uma turma do terceiro semestre do Curso Técnico de Enfermagem oferecido pelo IPUC. A coleta de dados foi realizada em duas etapas. Na primeira participaram vinte alunos que estudam no terceiro semestre do Curso Técnico de Enfermagem. Na segunda foram selecionados os seis estudantes mais votados por seus pares para representar a turma como sendo referenciais em termos de posturas e ações que favorecem a interação professor-aluno no cotidiano escolar. Os alunos mais citados participaram do Estudo de Caso e o instrumento utilizado foi uma entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados foi utilizada a Técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Os achados do estudo sinalizam que os processos de interação são fundamentais para a construção de um profissional que integra de forma harmoniosa e equilibrada as dimensões pessoal e profissional em sua trajetória de vida. Infere-se também que a formação no âmbito técnico é um espaço precípuo para a construção de um conjunto de saberes, normas e técnicas que auxiliem o futuro profissional a compreender o ser humano em sua totalidade e a ter uma intervenção humanizadora.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vmalmeida.pdf568,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.