Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1237
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorKasper, Patrícia Penha dos Santos-
dc.date.accessioned2019-11-18T22:32:49Z-
dc.date.available2019-11-18T22:32:49Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/1237-
dc.description.abstractA pesquisa “Formação Continuada de Educadores: Um olhar focado na educação profissional e nas movimentações das tecnologias da comunicação e informação” resulta de uma pesquisa-ação realizada ao longo de 2009 e 2010 na Escola de Educação Profissional QI. O foco do estudo foram os educadores dos cursos técnicos em Administração e em Informática, visando verificar como estes entendiam a importância dos programas de formação continuada de educadores para suas práticas educativas, principalmente no que se refere à formação pedagógica, uma vez que esta população pesquisada tem, em sua maioria, a formação inicial nas áreas de conhecimentos técnicos. Também se estudaram os impactos que as tecnologias da informação e da comunicação trouxeram para a ação docente na sociedade contemporânea, relacionando diretamente com a linha de pesquisa “culturas, linguagens e tecnologias na educação”. Para o levantamento dos dados, foram utilizados alguns instrumentos, inicialmente o questionário aberto, depois a entrevista semiestruturada e por fim um grupo de discussão criado em uma plataforma virtual de aprendizagem, o Moodle. O método para sistematizar os dados foi a análise textual discursiva. Foi percebido com a pesquisa-ação um movimento de reflexão e ação por parte dos pesquisados nos seus grupos de trabalhos. Aqueles que participaram de toda pesquisa desencadearam uma quebra de paradigma nas Faculdades e Escolas QI, pois, através de sua prática, melhorada diariamente através dos cursos de formação continuada ofertados pela QI, despertaram interesse nos demais educadores de fazer parte desta evolução na prática educativa e passar a utilizar-se de inovações pedagógicas que auxiliam no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Os sujeitos não foram apenas questionados, eles tornaram-se agentes de transformação na escola pesquisada, nos levando a concluir que os programas de formação continuada de educadores é um investimento que as instituições fazem em seus docentes e que têm como retorno imediato avanços qualitativos em seus fazeres pedagógicos.pt_BR
dc.description.abstractThe research Continuing Formation of Teachers: A View Focus on Professional Education and Moving of Communication and Information Technologies is a result of a research / action fulfilled during 2009 and 2010 at Escola de Educação Profissional QI. The focus of the study was the teachers of Business and Computing Technical courses, trying to see how these people understood the importance of Continuing Formation of Teachers Program for their teaching practices, principally in terms of educational formation, because this researched people have, mostly, formation in technical areas. We also studied the impacts that communication and information technologies brought to the teachers action in contemporary society, talking straightly to the research line “Cultures, Languages and Education Technologies”. In order to get information to this research, it were used some instruments, firstly an open quiz, afterwards a half structured interview, and at the end a discussion group that had, as differential, Moodle area as a virtual ambient of learning to its fulfillment. The method to systematized the data was the discursive textual analysis. We realized with this research / action a thinking movement and action by the researched people in their working groups. Those who participated in the research promoted a paradigm break at Faculdades e Escolas QI, because, through their practice, improved daily through continuing formation courses offered by QI, that created interest in other teachers in order to participate in that evolution in the education practice and pass to use the education innovation that helps in the development of the learning of students. The people were not only questioned. They became agents of transformation in the researched school, what made us conclude that the continuing formation courses for teachers is an investment that the institutions make to their teachers and that have as a feedback improvements in their educational worken
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectFormação continuada de educadorespt_BR
dc.subjectPrática educativa e tecnologias da informação e da comunicaçãopt_BR
dc.subjectProfessional educationen
dc.subjectContinuing formationen
dc.subjectEducational practiceen
dc.subjectCommunication and Information Technologiesen
dc.titleFormação continuada de educadores: um olhar focado na educação profissional e nas movimentações das tecnologias da comunicação e informaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorOrth, Miguel Alfredopt_BR
dc.degree.localCanoas, RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ppskasper.pdf858,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.