Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1248
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSalvaro, Cesar Bresolin-
dc.date.accessioned2020-01-09T13:17:16Z-
dc.date.available2020-01-09T13:17:16Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/1248-
dc.description.abstractEsta dissertação foi concebida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade La Salle, na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas. Considerando a educação profissional e sua intencionalidade de formação para o trabalho, são estabelecidas diferentes configurações nos percursos educativos para assegurar a interface escola - mundo do trabalho. Esta dissertação analisa a experiência dos cursos do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI) em virtude da especificidade da oferta educativa existente neste âmbito, atentando especialmente para sua vertente inclusiva. A investigação de cunho qualitativo e descritivo foi desenvolvida a partir de pesquisa documental atinente às publicações institucionais e materiais de apoio do PSAI, avaliados na perspectiva da análise de conteúdo. Como categorias de análise foram estabelecidas as seguintes dimensões: adaptação curricular; oficinas, sala de aula e materiais pedagógicos acessíveis; qualificação docente; e qualificação dos profissionais que atuam na instituição. Foram analisadas 16 publicações institucionais relativas à temática, documentos relativos às adaptações na oferta dos cursos de educação profissional e procedimentos de avaliação dos alunos. Os resultados apontam que a capacitação dos instrutores não se institui como formação continuada, o que também se evidencia na dimensão pedagógica, que conta com alguns recursos, mas necessitaria de maior acompanhamento para atender ao propósito inclusivo. A composição das turmas e a certificação advinda dos cursos PSAI apontam para uma concepção do aluno com deficiência e de sua potencialidade laboral que ensejam reflexão diante dos desafios da educação inclusiva.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.titleEducação profissional e a inclusão de alunos com deficiência: a experiência dos cursos do Programa SENAI de Açõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorZiliotto, Denise Macedopt_BR
dc.degree.localCanoas/RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cbsalvaro.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.