Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1250
Autor(es): Bady, Janaina Bueno
Título: Violências de gênero nas trajetórias de aprendizagens: alunas em vulnerabilidade social e em situação de rua em uma escola de educação de jovens e adultos, Ensino fundamental, Porto Alegre, sul do Brasil
Palavras-chave: Educação;Violência de gênero;Vulnerabilidade social;Corpo;Aprendizagem
Data do documento: 2019
Editor: Universidade La Salle
Resumo: Este estudo de cunho qualitativo caracteriza-se como pesquisa participante, elaborado como dissertação de Mestrado em Educação, linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas, na Universidade La Salle, Canoas, RS. Tem o objetivo de analisar o impacto das violências de gênero nas trajetórias de aprendizagens de alunas em situação de rua e/ou em vulnerabilidade pessoal e social, no contexto de uma escola pública municipal de Educação de Jovens e Adultos de Ensino Fundamental de Porto Alegre, sul do Brasil, escolhida por acolher muitas mulheres vítimas de violências de gênero. A fim de alcançar os objetivos propostos, a pesquisa apresenta o conceito de corpo e violência, gênero e sexualidade, identidades de gênero e de violências de gênero, conforme a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006). Para a coleta de dados utilizou-se de análise documental e da técnica de grupo focal, sendo os relatos das alunas envolvendo situações de violências de gênero avaliados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Esse processo instrumentalizou a pesquisadora para apontar desafios e possibilidades no enfrentamento a essas violências. Constatou-se que as violências de gênero são fatores de risco para o desenvolvimento dessas mulheres, podendo causar a elas consequências emocionais, comportamentais, sociais e cognitivas. Neste sentido, a educação surge como mecanismo de resiliência, proporcionando a essas mulheres um desenvolvimento psicológico mais saudável, estimulando projetos de vida.
Orientador(es): Silva, Denise Regina Quaresma da
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jbbady.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.