Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1251
Autor(es): Guimarães, Gabriel de Carvalho
Título: Dispersão de pseudofrutos não mirmecocóricos da Hovenia dulcis Thunb. (rhamnaceae) por formigas em área de mata Atlântica-RS
Palavras-chave: Ciência ambiental;Formigas;Dispersão de sementes;Espécie exótica invasora
Data do documento: 2019
Editor: Universidade La Salle
Citação: GUIMARÃES, Gabriel de Carvalho. Dispersão de pseudofrutos não mirmecocóricos da Hovenia dulcis Thunb. (rhamnaceae) por formigas em área de mata Atlântica-RS. 2019. 50 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais) - Universidade La Salle, Canoas, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1251. Acesso em: 21 jan. 2020.
Resumo: Invasões biológicas representam uma das principais causa de perda de biodiversidade no mundo. O processo de invasão começa com a introdução de uma espécie exótica que se naturaliza e inicia seu processo de expansão no novo habitat. Até mesmo áreas protegidas, como unidades de conservação, têm sofrido com problemas decorrentes das invasões biológicas. Essas invasões quase sempre acontecem em áreas que sofreram algum tipo de perturbação ou impacto, ou alguma mudança na disponibilidade de recursos. Uma vez introduzida em novo ambiente, esta espécie nova pode adaptar-se e ocupar o espaço das espécies nativas, gerando como consequência a alteração da composição de espécies e dos processos ecossistêmicos locais, tornando-se, então, uma espécie exótica invasora (EEI). Em alguns casos essa invasão pode até mesmo influenciar na extinção de espécies nativas locais. A presença de espécies exóticas invasoras em unidades de conservação ainda é pouco estudada no Brasil. Sabendo disso, este estudo teve como objetivo analisar de que forma interagem as formigas com os pseudofrutos da espécie exótica invasora Hovenia dulcis, presente na REBIO Estadual Mata Paludosa, Itati/RS.
Orientador(es): Almerão, Maurício Pereira
Coorientador(es): Podgaiski, Luciana Regina
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gcguimaraes.pdf611,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.