Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/1253
Authors: Soares, Tanira Rodrigues
Title: Tessituras da memória: lembrar, narrar e ressignificar
Keywords: Memória cultural;Memória geracional;Literatura brasileira contemporânea;Narrativas de filiação e de afiliação;Herança;Transmissão
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade La Salle
Citation: SOARES, Tanira Rodrigues. Tessituras da memória: lembrar, narrar e ressignificar. 2019. 203 f. Tese (Doutorado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1253. Acesso em: 4 dez. 2019.
Abstract: Essa tese se propôs a tecer um texto que, tendo a memória como fio condutor, entrelaçasse a interdisciplinaridade inerente aos estudos da memória e da literatura brasileira contemporânea, tendo como recorte as obras Azul corvo (2014), de Adriana Lisboa; Mar azul (2012), de Paloma Vidal; e A chave de casa (2013), de Tatiana Salem Levy. Ao articular memória e literatura, o intuito foi o de investigar e comprovar a manifestação das memórias familiar, geracional e cultural, bem como da anterioridade e da ancestralidade, da herança e da transmissão nos romances escolhidos. Ao tecerem suas narrativas, as escritoras possibilitaram que as narradoras/protagonistas efetivassem deslocamentos geográficos e culturais na busca por origens familiares como forma de investigar sua constituição identitária. Nas tramas expostas, a memória oportunizou que se vislumbrassem narrativas de filiação e de afiliação, onde subjetividade e identidade entreteceram suas meadas para que a multiplicidade pudesse compor novas teias a partir de fragmentos e vestígios memoriais. Também as memórias familiar, geracional e cultural estenderam seus filamentos para que anterioridade e ancestralidade se enlaçassem com a herança e a transmissão, permitindo que as narradoras/protagonistas (re)construíssem o passado de maneira a ressignificá-lo no presente.
metadata.dc.contributor.advisor: Bernd, Zilá
Appears in Collections:Tese (PPGMSBC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
trsoares.pdf1,42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.