Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/1271
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Simone Maroso de | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-04T13:18:19Z | - |
dc.date.available | 2020-02-04T13:18:19Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/1271 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho se trata de uma dissertação do Mestrado em Educação do UNILASALLE, vinculada à Linha de Pesquisa “Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação”. Assumindo a indissociabilidade entre cotidiano, pesquisa e formação, e compreendendo que toda pesquisa envolve o conjunto de valores, ideologias, concepções de homem e de mundo do pesquisador e de seus interlocutores, dispõese a investigar aquilo que diz respeito mais diretamente à autora: a arte-educação. Busca-se compreender algumas das concepções de arte-educação que predominam entre professoras da Rede Municipal de Educação da cidade de Estância Velha/RS e de que forma essas concepções podem interferir nas práticas pedagógicas de seu dia a dia. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito professoras, questionando: Quais são as concepções de arte e de arte-educação que elas possuem? Como desenvolvem sua prática docente? Quais os desafios que encontram na disciplina de arte e como os resolvem? A arte-educação ajuda e faz alguma diferença na vida dos alunos e prepara para outras profissões? Como as outras professoras, a direção e a Secretaria de Educação veem a arte-educação? Como é a estrutura e como são os materiais utilizados na escola em relação à disciplina de arte? Como são as formações oferecidas em arte? A análise propriamente dita envolveu o levantamento dos principais conteúdos surgidos das entrevistas e a consequente busca por interpretar, a partir da possível proveniência de tais discursos, os significados predominantes (concepções) atribuídos ao ensino de arte e suas possíveis repercussões sobre a prática pedagógica. São variados os sentidos atribuídos à arte-educação e as repercussões disso sobre as práticas. De modo geral, este estudo inventaria esses sentidos e serve como indiciário do percurso de (trans)formação da autora como arte-educadora. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário La Salle | pt_BR |
dc.subject | Arte-educação | pt_BR |
dc.subject | Concepções | pt_BR |
dc.subject | Práticas | pt_BR |
dc.subject | Professoras | pt_BR |
dc.title | Arte-educação - concepções e práticas de professores na rede municipal de educação de Estância Velha/RS | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
smoliveira.pdf | 521,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.