Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1402
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRamos, Roberto Carlos-
dc.date.accessioned2020-06-10T20:32:33Z-
dc.date.available2020-06-10T20:32:33Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/1402-
dc.description.abstractO direito à educação de qualidade, firmado em dispositivos legais internacionais e nacionais, é um direito indispensável para a efetivação dos demais direitos essenciais à dignidade humana. A pesquisa, tipo Estudo de Caso, problematiza as concepções dos educadores que exercem a docência, no ano de 2019, nas Instituições lassalistas de Serviço Educativo aos e com os pobres, situadas no Brasil. Aborda os desafios, os limites e as possibilidades da oferta de educação de qualidade em contextos de vulnerabilidade social, e de que forma tais concepções se relacionam com o Ideário Educativo Lassalista e os dispositivos legais que versam sobre o direito à educação. Busca, no Ideário Educativo Lassalista e nos demais documentos difundidos pelo Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs (em nível de Instituto, de América Latina e Caribe e do Brasil), os fundamentos relativos ao Serviço Educativo aos e com os Pobres como fonte de inspiração para a ação educativa Lassalista na contemporaneidade. No que se refere à educação de qualidade, recorre aos documentos difundidos a partir da década de 90 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), aos dispositivos legais que orientam a ação educativa no Brasil, e que possuem como premissa a educação como um direito a ser assegurado a todas as pessoas, juntamente com os demais direitos fundamentais à dignidade humana. As unidades de análise são oito escolas localizadas em estados brasileiros, sendo os participantes do estudo, 97 educadores que atuam em alguma dessas escolas. Os dados, coletados por meio da análise documental e do questionário, são analisados com base na Técnica de Conteúdo. O estudo se insere na linha de Investigação Gestão, Educação e Políticas Públicas do Programa de Pós-graduação (Doutorado em Educação) da Universidade La Salle (Canoas/RS). Dentre os principais achados, destacam-se: a) as Escolas de Serviço Educativo aos e com os Pobres ofertam uma educação de qualidade por meio do fortalecimento das relações familiares e comunitárias; da promoção da educação humana e cristã; da integração e partilha de experiências na comunidade educativa, valorizando o sentido de vida coletiva, dentre outros; b) a gestão dos recursos econômico-financeiros é um desafio para a manutenção das Escolas, como a equiparação salarial, a infraestrutura, os recursos humanos e didático-pedagógicos; c) a necessidade da formação continuada dos educadores contemplar reflexões acerca dos documentos (do Instituto dos Irmãos e aqueles específicos da Província La Salle Brasil Chile e os demais que orientam a ação educativa em nível internacional e nacional), considerando que eles conferem uma identidade à educação lassalista; e d) importância da continuidade de políticas, de programas e da proposição de estratégias e ações específicas, em nível de Província, que reafirmam a centralidade do Serviço Educativo aos e com os Pobres no Ideário e Missão Educativa Lassalistas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação de Qualidadept_BR
dc.subjectComunidades Educativas Lassalistaspt_BR
dc.subjectProvíncia La Salle Brasil-Chilept_BR
dc.titlePor uma educação de qualidade nas comunidades educativas de serviço educativo aos e com os pobres: das origens do instituto dos irmãos das escolas cristãs às comunidades educativas da província La Salle Brasil-Chilept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorSarmento, Dirléia Fanfapt_BR
dc.degree.localCanoas, RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.contributor.advisorcoMenegat, Jardelinopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rcramos.pdf4,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.