Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/1422
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Mireile Steiner de | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-09T18:49:45Z | - |
dc.date.available | 2020-10-09T18:49:45Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Mireile Steiner de. Thiago Matheus Würth e o Instituto Pestolazzi (1926 - 1979): o personagem e seu ideário social a partir de seu arquivo pessoal e nas memórias da família. 2018. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1422.Acesso em: 09 out. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/1422 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa aborda o período dos 50 (cinquenta) primeiros anos do Instituto Pestalozzi sob a orientação de seus fundadores, Thiago e Joana Würth com intuito de compreender a gestão administrativa familiar, através das reminiscências do professor Thiago Würth e memoria oral familiar. Para nortear a investigação, formulei os seguintes problemas: Quais lembranças os familiares têm sobre a obra assistencial? A partir destas lembranças, para seus descendentes, qual ideário fundamentou a obra educacional de Thiago e Johanna Würth para alunos com deficiência? Como se deu a transmissão desse ideário para as gerações de Thiago e Johanna Würth? A partir das leituras das referências teóricas da memória, como Halbwachs, Pollak, Aleida Assmann e Tedesco, estabeleci um diálogo entre os conceitos, sua importância e pertinência para o campo da pesquisa, além de acolher o estudo de Mintzberg, com intuito de analisar a trajetória dos fundadores do Instituto Pestalozzi, no período de 1926 até 1979, sob a perspectiva de memórias familiares. Esta pesquisa é de cunho exploratório, qualitativo e como método de investigação debruçou-se no período de 1926 até 1979 do Instituto Pestalozzi, utilizando as seguintes fontes de coletas de dados: a) documentos do acervo particular de Thiago Würth; b) depoimentos orais colhidos através de entrevistas narrativa individual em profundidade. Com base nisso, a presente dissertação descreve a trajetória da obra social na vigência de seus fundadores capitaneando fontes fidedignas na construção deste ideário, semente de novas escolas auxiliares de ensino especial. Relatando a titularidade da obra educacional canoense, primeira escola para alunos com deficiência, com intuito de incluí-la na historiografia educacional brasileira. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Instituto Pestolazzi | pt_BR |
dc.subject | Thiago Wüth | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.title | Thiago Matheus Würth e o Instituto Pestolazzi (1926 - 1979): o personagem e seu ideário social a partir de seu arquivo pessoal e nas memórias da família | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Telles, Tamára Cecília Karawejczyk | pt_BR |
dc.degree.local | Canoas, RS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais (PPGMSBC) | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Graebin, Cleusa Maria Gomes | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGMSBC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mssousa.pdf | 6.93 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.