Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/1431
Authors: Modesti, Mariana Galeazzi
Title: Narrativas de memória social do grupo de teatro Go.Star: da formação identitária a uma formação prática do habitus
Keywords: Memória social;Habitus;Identidade;Go.Star
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade La Salle
Citation: MODESTI, Mariana Galeazzi. Narrativas de memória social do grupo de teatro Go.Star: da formação identitária a uma formação prática do habitus. 2020. 125 f. Dissertação (Mestrado Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1431. Acesso em: 20 nov. 2020.
Abstract: O presente relatório técnico tem por foco as relações sociais de um grupo de teatro ministrado pela Associação Espaço da Arte no município de Estrela/RS, numa pesquisa interdisciplinar voltada para a construção de conhecimentos relativos ao campo da memória, formação e transformação de identidades e habitus. Tem por objetivo geral compreender e explicar as narrativas sobre as relações individuais e sociais do grupo de teatro Go.Star, através do campo da memória, na formação sobre suas identidades e, dar visibilidade, através de um documentário, do capital cultural e social que está sendo construído. Foi organizada em formato de dois artigos científicos e um produto de vídeo, conforme exigência do Programa de Pós- Graduação em Memória Social e Bens Culturais, nível Mestrado Profissional, da Universidade La Salle - Unilasalle. Metodologicamente, ambos os artigos se situam como pesquisa social aplicada e qualitativa. As técnicas utilizadas foram levantamentos bibliográficos, uso documentais, cujos instrumentos de coleta de dados, foram a observação participante e entrevistas semiestruturadas. O primeiro artigo, foi intitulado “Narrativas de memória social do grupo de teatro Go.Star e sua influência na formação identitária”, e o segundo artigo, foi intitulado “Narrativas e práticas do grupo de teatro Go.Star um exemplo de capital cultural, social e de habitus” evidenciando as suas práticas culturais e artística. O produto do relatório técnico denominado de “Eu, o Outro, Nós: Uma construção” foi apresentado através de um documentário envolvendo narrativas dos integrantes e ensaios e apresentações da peça teatral produzida por eles. Este documentário é condição parcial para a titulação do mestrado profissional. Como resultados encontrados constatou-se que os jovens artistas sentem-se pertencentes a um grupo, sua identificação e compromisso social envolvem as relações sócio emocionais e conjugam um aprendizado de escuta atenta e o acolhimento efetivo com todos, enquanto que o capital cultural e social fazem se presentes na sua constituição oportunizando formação de habitus.
metadata.dc.contributor.advisor: Araujo, Margarete Panerai
Appears in Collections:Dissertação (PPGMSBC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mgmodesti.pdf1,84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.